Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

terça-feira, 1 de março de 2011

MOÇÃO EM DEFESA DA SAÚDE NO CONCELHO DE CORUCHE - Aprovada na Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro

MOÇÃO - Governo ataca Saúde no Concelho de Coruche

Nunca como agora, a saúde no Concelho de Coruche foi tão atacada.

Temos que ser solidários com as preocupações e indignação da população, e repudiar o ataque contínuo que o Governo tem feito à prestação de cuidados de saúde no Concelho de Coruche, senão vejamos:
• Abertura do SUB – Serviço de Urgência Básico de Coruche, onde foram gastos milhares de Euros, por várias vezes anunciada, mas este Serviço de Urgência e as suas valências, que tanta falta fazem ao Concelho continua por abrir, exigimos um compromisso e um assumir de responsabilidades políticas, ao nível da ARSLVT e do ACES da Lezíria II, e a sua abertura rapidamente;
• O fecho da extensão do Centro de Saúde que servia o Biscainho e os Foros da Charneca, representa um ataque claro à prestação de cuidados de saúde e à população do Biscainho, que ao perder esta Extensão do Centro de Saúde, tem de se deslocar a Coruche para continuar a receber cuidados médicos;
• O fecho da Extensão do Centro de Saúde de São José da Lamarosa, onde ainda recentemente tinham sido investidos dinheiros públicos, por parte da autarquia, para melhorar as condições, deixou a população da Freguesia sem médico de família, situação que se arrasta sem que a ARSLVT e o ACES da lezíria II, encontrem uma verdadeira solução e com graves prejuízos para a população;

Estas três situações são um exemplo claro da política de saúde do Governo para o Concelho de Coruche, que tem passado pelo fecho das Extensões do Centro de Saúde e diminuição da qualidade dos serviços prestados, ao mesmo tempo que obriga a população a grandes deslocações e aumento das despesas.

Mas, também o Estado Social, os mais pobres e os idosos estão no centro destes ataques, senão vejamos:
• O agravamento das taxas moderadoras e retirada de isenções a alguns idosos e população mais necessitada;
• O fim do reembolso do transporte de doentes, que afectou gravemente os idosos e os mais pobres no nosso Concelho;
• Redução da comparticipação de medicamentos, medida que abrange toda a população independentemente dos seus rendimentos;
• Ataque aos direitos dos doentes crónicos, hemodializados e oncológicos;

Estes são apenas alguns exemplos do ataque ao Estado Social por parte do Governo, que têm apenas um objectivo, a sua destruição.

Não podemos tolerar e calar esta verdadeira guerra declarada à prestação de cuidados de saúde.

Defendemos o princípio universal do direito à saúde e aos cuidados de saúde, não vamos tolerar que a população do Concelho de Coruche, perca valências nesta área e ao mesmo tempo os mais idosos e pobres vejam o acesso a medicamentos, consultas ou tratamentos vedado por falta de rendimentos, como já está a acontecer.

Neste momento as forças políticas do Concelho de Coruche, representadas na Assembleia Municipal, devem estar juntas e demonstrarem indignação e repudio junto do Ministério da Saúde e a exigir a normalização do acesso à saúde no Concelho de Coruche, demonstrando desta forma que acima dos interesses políticos está a defesa da população.

Este é um momento em que todos temos de estar Unidos na defesa intransigente do Concelho de Coruche.

Atendendo ao referido anteriormente, a Assembleia Municipal de Coruche, reunida em 25 de Fevereiro de 2011, aprova os considerandos anteriores e irá enviar esta Moção às seguintes entidades:
- Sra. Ministra da Saúde
- ARSLVT
- ACES da Lezíria II
- Órgãos de Comunicação Social Local e Regional


Coruche, 25 de Fevereiro de 2011

O Grupo Municipal do PSD
O Deputado Municipal Francisco Gomes Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.