No seguimento das repudiáveis declarações do Líder do CDS/PP de Coruche à Lusa, a Comissão Politica do PSD de Coruche, emite a seguinte Nota de Imprensa - Esclarecimento.
NOTA DE IMPRENSA - Esclarecimento
Segundo a Comunicação Social, o Líder do CDS/PP de Coruche, em declarações à Lusa, culpa o PSD de Coruche por não haver coligação entre os dois Partidos, o que é falso e reflecte a falta de seriedade de quem profere estas declarações.
O PSD de Coruche, até este momento, nunca se referiu publicamente ao CDS/PP de Coruche ou ao seu líder, pois consideramos que os nossos adversários são os socialistas, de cuja governação discordamos, nomeadamente no que concerne à falta de apoio às famílias, aos jovens e idosos, mas também devido ao desinvestimento na área social e nas freguesias rurais, só a título de exemplo.
Contudo, e de forma a clarificar esta situação, tornamos público tudo o que envolve a possibilidade de coligação ou não no Concelho de Coruche:
1º Na reunião da Assembleia Municipal de Coruche, realizada em 24 de Fevereiro de 2012, o Presidente da Assembleia Concelhia do CDS/PP de Coruche abordou o Presidente da Concelhia do PSD de Coruche, no sentido de se encontrar um candidato representativo das duas forças politicas.
2º No seguimento da abordagem do CDS/PP, em reunião da Comissão Politica Concelhia do PSD de Coruche, realizada em Março de 2012, e convocada para o efeito, a Concelhia aprovou por unanimidade que o PSD teria total disponibilidade para negociações com o CDS com vista a viabilizar uma Coligação em Coruche, mais mandatando o Presidente da Concelhia com poderes para conduzir as negociações, nomeadamente com o CDS/PP, que já tinha feito uma abordagem nesse sentido.
3º Em Julho de 2012, o CDS/PP de Coruche faz um ataque vil e hediondo na sua página oficial ao PSD de Coruche (que ainda hoje está disponível).
4º Em Setembro de 2012, o CDS/PP de Coruche, e o seu líder, continuam a atacar o Parceiro de coligação no Governo, na sua página oficial e no seguimento do que já vinha fazendo.
5ª Em Novembro de 2012, na Convenção Distrital do CDS/PP, o líder local do CDS/PP continua os ataques vergonhosos ao PSD, e em relação às autárquicas apresentou uma moção com o seguinte conteúdo:
“1 - Face à actual conjuntura politica, social e económica, entendemos que a nossa posição deve ser a de nos distanciarmos das medidas e opções tomadas pelo actual governo de maioria PSD.
2 - Os valores e os princípios que norteiam a doutrina democrata cristã do CDS-PP não se encontram totalmente plasmados no ideário governativo do PSD.
3 - Por estes motivos entendemos que eventuais coligações entre o CDS-PP e o PSD para as autarquias iriam ser muito prejudicais para o nosso partido e para os resultados autárquicos que se desejam.
4 - Entendemos que o CDS-PP a concorrer sozinho, com os seus valores e princípios e com os seus candidatos, terá maior possibilidade de obter melhores resultados e de crescer no número de votos, câmaras, freguesias e mandatos autárquicos.
…
A crise é também a oportunidade de nos reformarmos, de nos reavaliarmos, de mudarmos o que está mal feito e corrigirmos o rumo. No Distrito de Santarém não queremos coligação com o PSD.
Não seria a oportunidade para nos afirmarmos. Para nos mostramos às gentes do Distrito de Santarém de cara limpa e ambiciosa como alternativa viável e única. Para mostrarmos que somos capazes e sabemos fazer. Para realizarmos mais!”
6º Esta foi a posição tomada pelo Líder do CDS-PP de Coruche! Onde está a disponibilidade e interesse numa coligação com o PSD em Coruche? Foi o PSD que não quis coligações? Onde, alguma vez, o PSD de Coruche tomou posição pública ou oficial contra qualquer coligação com o CDS-PP em Coruche?
7º No seguimento das posições já tomadas e tornadas públicas, em Janeiro de 2013, o CDS/PP de Coruche lança a sua candidata à Junta de Freguesia de Coruche, Fajarda e Erra, faz a apresentação oficial da mesma no inicio de Março, sem qualquer tentativa de negociação prévia, ou qualquer proposta de coligação.
Atendo ao referido anteriormente e tendo em conta que o Líder do CDS/PP de Coruche nunca abordou o PSD de Coruche com vista a concretizar uma coligação, reforçamos o repúdio pelas mentiras publicadas (por exemplo em O Mirante) no seguimento de uma entrevista à Lusa e até agora não desmentidas.
O PSD de Coruche lamenta toda esta situação criada pelo Líder do CDS/PP de Coruche, que nada contribui para a defesa do nosso Concelho e da nossa população, e que é apenas politiquice ao serviço de interesses pessoais. Reforça ainda que nunca, até hoje, nos tínhamos referido a esta estrutura que institucionalmente respeitamos, e que pretendemos no futuro continuar a seguir esta linha.
Não pode é o PSD de Coruche deixar de desmentir os factos como foram publicados e não pode deixar de relatar os factos como verdadeiramente os mesmos ocorreram.
Reforçando o PSD de Coruche que a nossa principal preocupação são as políticas levadas a cabo pelos socialistas em Coruche, que revelam insensibilidade social, levaram à desertificação do Concelho e ao corte nos apoios às instituições, associações, colectividades e Freguesias. O que nos move são as necessidades da nossa população e o que podemos fazer por ela.
Pelo nosso Concelho, acreditamos que vamos fazer o que ainda não foi feito.
Coruche, 8 de Julho de 2013
A Comissão Politica Concelhia