Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CORUCHE - Intervenção do PSD sobre a fixação das taxas de IMI para 2014

Sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Coruche
22 de Novembro de 2013


Intervenção sobre o ponto 14.
– Fixação das taxas do imposto sobre imóveis para 2014 –

Boa Noite,
Sr. Presidente da Mesa, Srs. e Sras. Deputados (as) Municipais
Sr. Presidente da Câmara Municipal, Srs. e Sras. Vereadores (as)
Publico Presente,


Gostaria de começar por saudar o Sr. Presidente da Mesa, mas em particular todos os Deputados Municipais da oposição que no último mandato se bateram pela dignidade desta Assembleia e exigiram condições de trabalho, que ao longo de 4 anos lhes foram vedadas por pura teimosia, tendo finalmente esta assembleia regressado à sala de sessões, de onde nunca deveria ter saído, como diz o ditado popular “água mole em pedra dura tanto bateu que finalmente furou”. A teimosia da mesa terminou e tanto os Deputados Municipais como o publico voltaram a ter condições.


A posição do PSD de Coruche relativamente aos impostos municipais, nomeadamente em relação ao IMI é pública e tem sido reiterada ao longo dos anos, e foi recentemente reforçada no programa eleitoral que apresentámos à população do Concelho, bem como já este mês na reunião de câmara.

E estamos cada vez mais convictos que esta posição tem de continuar a ser defendida, em prol da defesa intransigente da sustentabilidade futura do nosso Concelho e da tão necessária fixação de população, senão vejamos:

1. O nosso Concelho, ao contrário dos Concelhos vizinhos, segundo os últimos censos perde população (-6,50%), quando Almeirim, Salvaterra de Magos ou Benavente, aumentam população.

2. Nos Concelhos vizinhos referidos, a habitação é mais barata e aumentou o número de famílias que se fixaram, infelizmente situação bem contrária à do nosso Concelho.


Por outro lado, em Coruche existem condições para reduzir as taxas de IMI, senão vejamos:

1. Como já muito referimos, o município tem disponíveis mais de 8 milhões de euros, REFORÇO, mais de 8 milhões de euros disponiveis.

2. Outros municípios do nosso Distrito anunciaram já a baixa das suas taxas, sendo que por exemplo Mação até referiu publicamente que vai fixar a taxa mais baixa do Pais, como forma de combater a desertificação, problema que em muito afeta o nosso Concelho, mas que em nada altera a politica da atual maioria.

3. Atendendo ao IMI cobrado até Outubro de 2013, perspetiva-se para 2013 uma receita superior a 1 milhão e 600 mil euros, receita mais elevada desde que este imposto foi criado.

4. A redução das taxas em uma décima teria um impacto inferior a 250 mil euros nas receitas previsíveis do município, logo mesmo assim a receita a cobrar tendo em conta a receita prevista para 2013 seria em 2014 superior a 1 milhão e 300 mil euros, valor dentro da média de receitas dos últimos anos, logo não haveria uma verdadeira perda de receitas para o município, mas a população sentiria beneficio direto com a redução no seu orçamento familiar.


Por último, é importante nesta discussão incluir também a questão moral e de solidariedade para com a população do Concelho:

1. Em 2013 o município vai bater recordes de receitas de impostos municipais, nomeadamente do IMI, enquanto os portugueses e a população do Concelho em particular, passam as maiores dificuldades de sempre, fruto do desgoverno socialista que conduziu Portugal à bancarrota.

2. O aumento de receitas dos impostos municipais, tem servido apenas para apoiar os bancos onde as receitas dos impostos municipais estão depositadas.

3. O número de pedidos de apoios sociais tem aumentado dramaticamente no Concelho, como até tem sido referido por alguns Presidentes de Junta de Freguesia, mas a maioria socialista continua cega, surda e muda a este aumentar dos apelos.


Pelo referido anteriormente, os Deputados Municipais do PSD votarão contra a proposta hoje aqui apresentada e emanada da maioria socialista, apelamos aos Deputados Municipais da maioria que pensem no Concelho e nas dificuldades que a nossa população está a atravessar e se juntem ao PSD nesta posição.

De referir ainda, que o discurso do atual Presidente da Câmara é uma cópia fiel do discurso do anterior Presidente, bastava lermos as intervenções dos últimos anos e hoje dispensávamo-nos de ouvir esta repetição, mudou o executivo, mas a conversa é a mesma. Tanta demagogia mas tão pouca correspondência com a verdade. A Câmara Municipal tem disponíveis 8 milhões de euros e o impacto da redução do IMI em 1 décima seria de 250 mil euros, que incerteza traria ao município esta redução? que rubricas do orçamento seria postas em causa? Mesmos os Presidentes de Junta de Freguesia e já hoje os deputados municipais da maioria falaram de dificuldades, com a redução dos vencimentos e aumentos generalizados, então porque razão esta maioria quer bater o recorde de receitas de IMI em 2014?

Porque razão ataca esta maioria a população do Concelho? repito, Porque razão ataca esta maioria a população do Concelho?

Recordamos que em 2004 foi esta Assembleia que reprovou a proposta da maioria socialista no executivo e obrigou à redução das taxas de IMI, que ainda hoje vigoram, vamos todos os eleitos voltar a usar esta competência, colocar os interesses da população do Concelho acima da politiquice e dos interesses partidários de um único partido e voltar a baixar as taxas de IMI.

Propomos neste sentido, a redução das taxas de IMI para:
0,6% para os prédios urbanos
e
0,3% para os prédios avaliados nos termos do CIMI

Sejam sensíveis aos apelos de autarcas e população, 250 mil euros não prejudicam em nada a execução orçamental mas aliviam a pressão sobre os orçamentos familiares da população do Concelho de Coruche.

Por fim fica a questão:
Porque razão ataca esta maioria a população do Concelho?

Muito obrigado,

P’O Grupo Municipal do Partido Social Democrata
Francisco Gaspar, Deputado Municipal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.