Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PORQUE RAZÃO OS SOCIALISTAS DE CORUCHE RECUSAM APROVAR O IMI FAMILIAR?

O Grupo Municipal do PSD apresentou na reunião da Assembleia Municipal de 25 de Setembro, uma Recomendação ao Executivo para implementação, de acordo com a Lei, do IMI Familiar, proposta que apenas a bancada socialista não viabilizou.

Quando a população do Concelho reduz de forma assustadora, quando entre 2011 e 2014 o número de crianças no pré-escolar reduz cerca de 25%, a maioria recusa-se a apoiar e adotar medidas de incentivo e apoio às familias.

O que se passa com esta maioria? Querem continuar a tirar às nossas familias para depositar e apoiar os bancos? BASTA!

A seguinte recomendação foi aprovada apenas com os votos da oposição, que está verdadeiramente preocupada com o futuro da nossa terra.


RECOMENDAÇÃO
IMI FAMILIAR

Vem o Grupo Municipal do PSD propor a redução da taxa de IMI em função do número de dependentes, nos termos previstos no nº 13 do artigo 112.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, em 10% para as famílias com 1 filho, em 15% para as famílias com 2 filhos, e em 20% para as famílias com 3 filhos ou mais filhos. 

Considerando que:
1.      O Orçamento de Estado para 2015, a par da reforma do IRS, da redução da taxa de IRC e revisão das tabelas de retenção do IRS, veio iniciar o desagravamento fiscal incidente sobre os cidadãos, as empresas e as famílias.
2.      Por outro lado, na sequência da introdução do quociente familiar no IRS foi introduzido um benefício fiscal para as famílias com filhos em sede de IMI, permitindo aos municípios reduzirem a taxa de IMI em 10% para as famílias com 1 filho, 15% para as famílias com 2 filhos e 20% para as famílias com 3 filhos ou mais filhos.
3.      Fica assim consagrada a possibilidade dos municípios, mediante deliberação da Assembleia Municipal, reduzirem a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), consoante o número de dependentes a cargo.
4.      Justifica-se fixar uma redução da taxa de IMI, nos casos de imóvel destinado a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário, e atendendo ao número de dependentes, nos termos do previsto no n.º 13 do Art.º 112º do Código do IMI, porquanto:
I.        As famílias com dependentes têm despesas acrescidas;
II.      A família, como pilar da nossa comunidade deve ser destacada, valorizada e protegida;
III.    A redução da taxa de IMI, que se propõe, poderá funcionar como mais um incentivo à natalidade, tendo como consequência o poder contribuir para parar a redução de população, cuja tendência se tem agravado nos últimos anos.
5.      Verifica-se que esta é uma medida socialmente justa, pois aplica-se a quem tem apenas um filho e a quem tem mais, numa proporção superior a quem apenas tem ou pode ter um filho, eliminado desta forma a demagogia em torno da sua discussão.
6.      Em reconhecimento dessa realidade, reduzir o IMI aos nossos munícipes nos termos da lei, é uma das medidas que podem ser tomadas, com alcance direto para muitas famílias e para o desenvolvimento do nosso concelho.

Assim, o Grupo Municipal do PSD propõe que a Assembleia Municipal de Coruche delibere recomendar à Câmara Municipal a adoção do IMI Familiar no Concelho de Coruche, remetendo posteriormente a esta Assembleia essa proposta para deliberação, nos seguintes termos:
I.        Aprovar a redução da taxa de IMI em função do número de dependentes, nos termos previstos no nº 13 do artigo 112.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis, a saber:
                                                              i.      em 10% para as famílias com 1 filho, e
                                                            ii.      em 15% para as famílias com 2 filhos, e
                                                          iii.      em 20% para as famílias com 3 filhos.

Coruche, 25 de Setembro de 2015 

O Grupo Municipal do PSD


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.