Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

sábado, 25 de dezembro de 2010

PSD DE CORUCHE INFORMA E QUESTINA EXECUTIVO MUNICIPAL - Na Assembleia Municipal de 17 de Dezembro Presidente da Câmara revela desconhecer realidade!!!

Ex.mo Sr. Presidente
Câmara Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 19 de Dezembro de 2010

ASSUNTO: Indicadores sócio demográficos do Município de Coruche

No seguimento da Assembleia Municipal de 17 de Dezembro, em que V. Ex., demonstrou desconhecer os indicadores apresentados pelo PSD e que demonstram a precariedade e fragilidade social do Concelho, tendo até V. Ex., referido o Concelho da Chamusca como estando bem pior que o de Coruche, vem o PSD de Coruche informar das fontes e indicadores referidos.

No Concelho de Coruche, vários indicadores demonstram que as desigualdades sociais e o desemprego têm vindo a aumentar, nomeadamente:
• Concelho com a maior % de população envelhecida do distrito, mas onde existe apenas um lar de idosos:
- Idade média da população residente, mais elevada do Distrito de Santarém = 44,83 anos (Fonte INE, Recenseamento Geral da População);
- Índice de envelhecimento mais elevado do Distrito de Santarém = 213 (Fonte INE, Recenseamento Geral da População).
• Concelho com a maior % de idosos dependentes, mas onde existe apenas um lar de idosos;
- Índice de dependência de idosos = 44 (Fonte INE, Portugal, 2009, Anuário Estatístico)» no distrito apenas Mação tem um índice superior a Coruche, o índice médio da Lezíria do Tejo é de 32,2 e o índice médio Nacional de 26,3.
• Concelho com taxa de desemprego de longa duração, das mais elevadas do distrito de Santarém, mas onde não existem bolsas de emprego ou politicas de fixação;
- % de desempregados de longa duração (desempregados há mais de um ano), de 38%, apenas superada no Distrito de Santarém, pelos Concelhos de Constância (38,2%) e Sardoal (38,9%), sendo a média do Distrito de Santarém de 29,4% (Fonte DRLVT, 2010).
• Concelho onde a população tem maior necessidade de grandes movimentos pendulares, para trabalhar ou estudar;
- Duração média dos movimentos pendulares de 24,19; As deslocações da população do Concelho de Coruche, apenas são superadas em tempo pelo Entroncamento (25,38), (Fonte INE, Recenseamento Geral da População).
• Concelho com a habitação mais cara do sul do Distrito de Santarém, mas onde não existe habitação social ou lotes a preços controlados;
- Fonte INE, Estatísticas, 2010;
- Orçamento e PPI do Município de Coruche.
• Preocupação do município em taxar e cobrar os impostos pelos valores máximos previstos na Lei, mas que ao mesmo tempo faz aplicações financeiras de curto prazo.
- Orçamento do Município de Coruche
- Comunicação Social

Enviamos estes indicadores, dentro do espírito de cooperação por nós defendido, em virtude no momento difícil que o nosso País e o Concelho atravessam, fruto de uma grave crise económica e social, originada por um Governo Socialista que governou com maioria absoluta durante 5 anos.

Esperamos que com o conhecimento destes indicadores, V. Ex. aceda ao nosso apelo de não permitir a existência de casos de fome no nosso Concelho, ao mesmo tempo que põe em prática medidas concretas de apoio aos mais idosos e às famílias, que correm o risco de perder o emprego ou os apoios sociais e que permitam combater as desigualdades e o aumento da pobreza.

Atendendo ao referido anteriormente, solicita esta Concelhia a V. Ex., os seguintes esclarecimentos:
• Quais as políticas/medidas, aprovadas pelo Executivo Municipal contra a pobreza e exclusão social?

Em virtude de se tratar de um assunto que consideramos de importância máxima para o Concelho de Coruche, para a sua sustentabilidade presente e futura, e de equilíbrio territorial, solicitamos a V. Ex., que em cumprimento da Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, preste as informações solicitadas, no menor espaço de tempo possível.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.