Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

domingo, 24 de abril de 2011

MENSAGEM DE PÁSCOA - Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

Companheiros e Companheiras,

Atendendo à difícil conjuntura actual, considero ser este o primeiro momento, em que me devo dirigir em particular aos militantes do PSD de Coruche e a toda a população do Concelho de Coruche.

O País vive um momento muito difícil, fruto de seis anos de um governo, que apenas promoveu os favores aos amigos e que esqueceu os portugueses. Este governo conduziu o País a uma grave crise económica e social, sentida por todos no aumento do desemprego, redução do subsídio de desemprego, redução dos salários, fim do abono de família, ataque ao serviço nacional de saúde, redução da comparticipação dos medicamentos e promoção das desigualdades sociais e da pobreza.

Também no Concelho de Coruche, se faz sentir esta crise económica e social criada por seis anos de (des)governo socialista, e com a qual o executivo municipal socialista, tem sido colaborante, tolerando os ataques à saúde (por exemplo, neste momento somos perto de 3000 os utentes sem médico de família) e a promoção do desemprego, que tem no Concelho um das mais elevadas taxas do Distrito.

Contudo, e apesar destas dificuldades que o País e o Concelho atravessam, resultado de politicas erradas e sem sentido, acredito no futuro de Portugal e no desenvolvimento sustentado do nosso Concelho.

Tem a Concelhia do PSD de Coruche, desempenhado um papel activo, mas infelizmente pouco divulgado pela comunicação social, na defesa intransigente do Concelho, seja junto do executivo municipal, a quem exigimos uma intervenção económica e social activa, que passe pela promoção de políticas de combate à pobreza, promoção do emprego, fixação dos jovens, ou apoio aos idosos, ou por exemplo questionando as entidades que gerem os serviços de saúde (ARSLVT e ACES da Lezíria II), exigindo saúde para todos e com condições.

Também ao nível do Distrito, temos marcado presença e participado nas iniciativas da Distrital, estamos empenhados em ter um papel activo no 1º Congresso Distrital do PSD, e em colaborar activamente com a Comissão Politica Distrital, esperando reciprocidade neste relacionamento, o que até agora tem sido uma realidade, pois os Deputados Vasco Cunha e Carina João Oliveira, sempre estiveram disponíveis para se deslocar ao Concelho e mais recentemente a Vice-Presidente da Concelhia, Liliana Santos Pinto, foi incluída na Lista de Candidatos a Deputados do Distrito de Santarém, que se apresentará a votos no próximo dia 5 de Junho, anúncio que faço com muito orgulho, por acreditar nas suas capacidades, bem como por acreditar na importância da representatividade do Concelho no panorama Distrital.

Ao longo do último ano, tem desenvolvido a Concelhia do PSD de Coruche, um trabalho de construção e de união, pois acreditamos que esse é o caminho correcto, o PSD tem um papel a desempenhar no Concelho de Coruche, sobretudo ao nível autárquico, onde historicamente temos os únicos autarcas, que trabalham unicamente na defesa intransigente do Concelho e do seu desenvolvimento.

Acredito que no próximo dia 5 de Junho iniciamos a mudança necessária para Portugal, elegendo um Governo do PSD e Pedro Passos Coelho, Primeiro Ministro, temos todos de estar unidos em torno do futuro de Portugal, pois só assim garantimos que os nossos filhos vão viver melhor e que tudo o que agora fizermos foi a pensar no seu futuro.

Vivemos um período pascal, que pode e deverá ser um renascimento da esperança, eu acredito no futuro, mas apenas unidos conseguiremos construir um futuro para todos.

Espero particularmente este ano, que a Páscoa simbolize o renascer da esperança em Portugal e no Concelho de Coruche.

A Todos uma Feliz e Santa Páscoa.

Francisco Gomes Gaspar
Presidente CPS/PSD de Coruche

sábado, 9 de abril de 2011

COMUNICADO - Eleições Legislativas 2011

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Coruche, reunida em 07 de Abril de 2011, analisou o actual processo eleitoral, tendo deliberado reconhecer publicamente, o empenho e espírito de missão dos actuais Deputados, Vasco Cunha e Carina João Oliveira, que responderam sempre de forma positiva às solicitações colocadas pela Concelhia de Coruche.

Considerou ainda, que o Presidente da Comissão Politica Nacional, Dr. Pedro Passos Coelho, tem a capacidade e força necessárias, para governar o País, que se encontra numa grave crise económica e social, provocada por seis anos de Governo Socialista.

A Concelhia de Coruche, demonstrou ainda o seu empenho, em garantir a vitória do PSD nas eleições Legislativas do próximo dia 05 de Junho, momento em que todos somos chamados a eleger um novo Governo ao mesmo tempo que temos a obrigação de afastar do poder, quem apenas mentiu aos portugueses e tudo fez para deixar Portugal e os portugueses mais pobres.

Apelamos a toda a população do Concelho de Coruche, que se UNA neste momento difícil, de forma a garantir uma mudança de politicas e um Portugal mais justo, equilibrado e solidário.

Viva o PSD, viva Coruche, viva Portugal.

Coruche, 08 de Abril de 2011
A Comissão Politica Concelhia

terça-feira, 5 de abril de 2011

PSD DE CORUCHE EXIGE AO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL QUE OBRIGUE EXECUTIVO SOCIALISTA A CUMPRIR A LEI

Ex.mo Sr. Presidente
Assembleia Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 01 de Abril de 2011

ASSUNTO: Estatuto do Direito de Oposição – Respeito pela Lei no Concelho de Coruche

O PSD de Coruche, vem pela presente solicitar a V. Ex., enquanto Presidente do Órgão Deliberativo do Município, uma intervenção enérgica na exigência ao Executivo Municipal, que respeite a Lei no Concelho de Coruche.

O Executivo Municipal socialista, há vários meses que deixou de cumprir com a Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, nomeadamente no seu Artigo 4º “Direito à Informação”, ao ter a prática deliberada de não resposta ao ofícios por nós enviados.

O desrespeito pela Oposição é o desrespeito pela população do Concelho e pela Lei, e este Executivo Municipal socialista, apesar de ter maioria absoluta, não está acima da Lei.

Atendendo ao referido anteriormente, solicitamos a V. EX., uma intervenção que condene este comportamento e reponha a legalidade no Concelho.

Aguardamos resposta a esta solicitação com a maior brevidade possível, pois temos que condenar este comportamento publicamente.

Em anexo, último Oficio envio ao Executivo municipal socialista.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EXECUTIVO SOCIALISTA NÃO CUMPRE LEI DO DIREITO DE OPOSIÇÃO - PSD de Coruche exige respostas e cumprimento da Lei em Coruche

Ex.mo Sr. Presidente
Câmara Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 01 de Abril de 2011

ASSUNTO: Estatuto do Direito de Oposição – Resposta a Ofícios

De acordo com a Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, nomeadamente no seu Artigo 4º “Direito à Informação”, vem o PSD de Coruche fazer notar junto de V. Ex., que continua sem responder a vários ofícios enviados por esta estrutura Partidária ao abrigo da Lei, nomeadamente os seguintes:
- Reordenamento do Parque Escolar no Concelho de Coruche, datado de 12 de Julho de 2010;
- Medidas de Redução da Despesa Tomadas pelo Executivo Municipal, datado de 20 de Agosto de 2010;
- Estatuto do Direito de Oposição – Resposta a Ofícios, datado de 15 de Novembro de 2010;
- Políticas/Medidas de combate à pobreza e exclusão social, datado de 06 de Dezembro de 2010;
- Indicadores sócio demográficos do Município de Coruche, datado de 19 de Dezembro de 2010;
- Reclamação: Constituição das Assembleias de Voto – Eleições Presidenciais, datado de 21 de Janeiro de 2011.

A prática de não resposta às questões colocadas pela oposição, apesar de reiterada, constitui um desrespeito pela Lei e pelo Direito de Oposição considerado na Lei.

Em virtude de se tratarem de assuntos que consideramos de importância máxima para o Concelho de Coruche, para a sua sustentabilidade futura, e de equilíbrio territorial, solicitamos a V. Ex., que em cumprimento da Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, preste as informações solicitadas.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)

sábado, 2 de abril de 2011

PSD DE CORUCHE QUESTIONA EXECUTIVO SOCIALISTA SOBRE PROTOCOLO COM DEPUTADO MUNICIPAL SOCIALISTA - Estatuto Eleitos Locais, no art.4º, b), v) PROIBE

Ex.mo Sr. Presidente
Câmara Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 28 de Março de 2011

ASSUNTO: Solicitação de Parecer Técnico e Protocolo – Apelo à Razão, Unipessoal, Lda

De acordo com a Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, nomeadamente no seu Artigo 4º “Direito à Informação”, vem o PSD de Coruche, solicitar a V. Ex., cópia do Parecer Técnico referido por V. Ex., na Assembleia Municipal de 25 de Fevereiro, e que segundo V. Ex., refere ser legal o Protocolo entre o Executivo Socialista da Câmara Municipal de Coruche e a Apelo à Razão, Unipessoal, Lda.

Sendo que esta segunda, é propriedade do Vice-Presidente da Concelhia Socialista de Coruche, Presidente da Junta de Freguesia de Santana do Mato eleito pelo Partido Socialista, Deputado Municipal pelo Partido Socialista.

Neste sentido solicitamos ainda, que nos seja enviado o referido Protocolo.

Pela importância do assunto, e porque defendemos o cumprimento da Lei no Concelho de Coruche, solicitamos a V. Ex., que em cumprimento da Lei nº24/98, de 26 de Maio “Estatuto do Direito de Oposição”, preste as informações solicitadas, no menor espaço de tempo possível, nomeadamente no prazo máximo de uma semana, pois apenas estamos a requerer documentos já aprovados.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)