Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

segunda-feira, 24 de junho de 2013

DISCURSO DA CANDIDATA DO PSD À CÂMARA MUNICIPAL DE CORUCHE – LILIANA SANTOS PINTO

DISCURSO DA CANDIDATA DO PSD À CÂMARA MUNICIPAL DE CORUCHE – LILIANA SANTOS PINTO
APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS AUTÁRQUICAS – 22 DE JUNHO DE 2013


Boa tarde a todos,
(Nem imaginam como é gratificante ter aqui hoje reunida tanta gente conhecida, amigos, a família, companheiros, e muitos, muitos coruchenses! Muito obrigada a todos!!)


*


Caro Dr. Fernando Seara,

Caros Senhores Deputados aqui presentes…,

Cara Senhora Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém e também actual e futura Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Dr.ª Isaura Morais,

Caro Presidente da Comissão Política da Secção de Coruche do PSD, Francisco Gaspar,

Ilustres candidatos às Câmaras Municipais……

Meus caros amigas e amigos,

Sempre soube que ia valer a pena, e este momento é só mais uma prova que somos fortes, que estamos juntos, e que vamos à luta com toda a dignidade, com todo o empenho, com toda a grandeza que Coruche merece!

Por isso, e antes de mais, porque aceitou o nosso convite abrilhantando este momento, deixem-me dirigir as primeiras palavras ao Dr. Fernando Seara….

Como Vila que somos, é com muito gosto e orgulho que recebemos o Presidente de Câmara de um dos maiores municípios do país, e que, apesar disso, tem orgulhosamente como sede de Concelho uma Vila. Vila essa que graças às qualidades deste grande senhor, deste grande gestor, desde grande autarca, garante uma qualidade de vida extraordinária para os seus munícipes.

O Dr. Fernando Seara é também um homem conhecido pelas suas paixões, pela defesa das suas convicções, dos seus princípios, por dizer livremente o que pensa e por lutar com dignidade e dedicação pelos seus objectivos. É um autarca de “mão-cheia”, capaz de gerar consensos pelo melhor dos seus munícipes.

É, sem dúvida, um exemplo para todos nós, e por isso é uma grande satisfação tê-lo connosco hoje.

Muito obrigada, Dr. Fernando Seara por ter aceite este convite, porque muito nos honra com a sua presença.


*


Também não foi por acaso que escolhemos este jardim para estar hoje! Foi aqui que durante muitos anos os coruchenses brincaram, namoraram, tiraram fotos dos seus casamentos e baptizados!!

Deste jardim vemos a vila de Coruche, o “nosso” Castelo, os nossos campos, o nosso rio….. percebemos que Coruche é muito mais que a Vila! E é por toda a população do Concelho, é por todas as freguesias do Concelho, é pelos trabalhadores, pelos idosos, pelos jovens, crianças, que estamos aqui para fazer o que ainda não foi feito…

Escolhemos também um jardim porque queremos estar acessíveis a qualquer coruchense, sem nos fecharmos em quatro paredes para podermos dizer que enchemos uma sala ou que ficaram pessoas à porta! Não temos medo de vir para a rua, de nos expormos, de estar próximos da população, de vermos quem passa e que nos vejam a nós. Não temos medo de estar num espaço aberto. Estamos ao serviço da população e não da nossa família, amigos ou companheiros de partido. Estamos aqui por todos e para todos.

Escolhemos ainda este lindo jardim pelo peso do nome que carrega - “Jardim 25 de Abril” – porque de uma vez por todas tem que ficar claro em Coruche e junto dos Coruchenses que a liberdade e a democracia não são pertença de um só partido ou de uma franja de partidos! A liberdade foi uma conquista de todos os portugueses! Todos temos obrigação, o dever, e o direito de, no nosso dia-a-dia, respeitar os princípios da liberdade, da igualdade, da fraternidade, da democracia alcançada em 25 de Abril de 74.

Todos temos a responsabilidade de lutar para a melhoria de vida das nossas populações, seja no poder, seja na oposição, com propostas concretas, com propostas sérias, com capacidade critica para ouvir e contribuir para o bem-comum.

Estamos nesta luta com propostas….preferimos avançar primeiro com propostas do que com Outdoors. Mais do que outdoors espalhados por todo o concelho, cujo investimento e custos chegam a ser insultuosos quando há coruchenses que passam necessidades, nós estamos a pensar o que queremos para o futuro de Coruche e dos coruchenses.

Eles já têm os outdoors, nós já temos as propostas.

Sempre, mas sempre, com o objectivo principal e primordial de defender as nossas gentes, a nossa terra, as nossas tradições, aquilo que nos faz ser especiais e únicos.

Nós estamos aqui para dar a cara por esse luta! Para arregaçar as mangas e ir ao trabalho! Para fazermos mais e melhor! Somos ambiciosos e não nos satisfazemos com o que já foi feito. Não nos podemos dar por satisfeitos com o que já foi feito e limitarmo-nos a dizer que vamos continuar a fazer esse trabalho. Queremos fazer mais e melhor, queremos fazer o que ainda não foi feito.


*

Por isso, posso adiantar que:

Vamos fazer mais pela Criação de emprego:

Sendo Coruche um dos Concelhos de Distrito de Santarém com a maior taxa de desemprego, a Câmara Municipal de Coruche tem obrigação de estimular e dar incentivos para que novas empresas se fixem no Concelho de Coruche;

Seja através da isenção de impostos municipais por períodos que dependam do número de empregos criados; Seja pela cedência gratuita de terrenos onde essas empresas possam instalar os seus serviços.

É urgente procurar e conseguir novos investidores para o Concelho de Coruche para conseguir criar emprego e contribuir para a riqueza local.

Para isso, para apoiar a criação de novas empresas, é urgente criar um Gabinete de empreendedorismo que esteja disponível a toda a população, que ajude os interessados a gerarem os seus próprios negócios, empresas, empregos, através de disponibilização de legislação, de estudos, de apoio técnico, jurídico e administrativo.

Há que apostar seriamente na revitalização do tecido produtivo para devolver a Coruche a importância e a força produtiva dos seus agricultores e produtores florestais, promovendo e afirmando os seus produtos, técnicas, mais-valias, junto do poder central e dos decisores políticos.

Assim como o PSD local tem feito, e os deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Santarém têm proposto, vamos continuar, junto do poder central, a desenvolver todos os esforços necessários para devolver à DAI a transformação de beterraba, cuja produção o país teve que abandonar, por imposição europeia, e por inabilidade de negociação do Ministro da Agricultura do PS- Jaime Silva. Vamos fazer mais para proteger as nossas indústrias, os seus trabalhadores, e os nossos agricultores.

Vamos projectar o nosso rio, dar-lhe mais do que um açude/ponte pedonal. Coruche tem condições extraordinárias para a prática da pesca, tem um número de caçadores enorme, vamos potenciar estas mais valias e pôr definitivamente Coruche na Rota da Caça e da Pesca.

Coruche pode ser mais que a Capital da Cortiça, e nós vamos fazer por isso. Vamos trazer gente a Coruche, não para ver um qualquer café que viu na televisão e que na verdade não existe, mas gente que vá aos nossos cafés, aos nossos restaurantes, que faça compras no nosso Comércio tradicional, gente que pernoite em Coruche, gente que queira voltar a visitar Coruche e, quiçá, aqui estabelecer-se.


*


Juntos, Vamos fazer mais no Apoio à Terceira Idade:

Sendo o Concelho de Coruche um dos concelhos do Distrito de Santarém com a mais elevada taxa de envelhecimento da população, e para que as pessoas mais velhas das nossas famílias possam envelhecer com dignidade, o mais próximo possível dos que lhe são queridos, na terra que os viu nascer, trabalhar, casar, ter filhos, a Câmara Municipal tem obrigação de apoiar e promover a construção de novos Lares de Terceira Idade, que dêem resposta às necessidades de todo o Concelho de Coruche, estando lado a lado com a população das diversas freguesias.

A Câmara Municipal de Coruche tem obrigação de dar apoio aos idosos no acesso aos cuidados de saúde.

Uma vez que durante o período de gestão socialista no Governo foram fechadas as extensões do Centro de Saúde da Lamarosa e do Biscainho, afastando assim, ainda mais, os utentes dos serviços públicos, a Câmara Municipal deve garantir ou apoiar o transporte dos nossos idosos espalhados pelo nosso vasto Concelho ao Centro de Saúde situado na Vila;

Ou então, através de celebração de protocolos com o Centro de Saúde de Coruche, garantir que os cuidados de saúde, através das Unidades Móveis de Saúde, vão com mais frequência e prestando mais e melhores cuidados junto das populações das diversas freguesias do Concelho;

Também a Câmara Municipal, junto do Centro de Saúde, pode estabelecer protocolos que permitam o apoio aos idosos mais carenciados, quer através do pagamento de todas ou algumas consultas; quer através do pagamento de todos ou alguns medicamentos conforme as necessidades de cada uns.

Vamos fazer mais e o que falta fazer pelos nossos idosos.


*


Vamos fazer mais pelo Acesso à Habitação:

Para quem não tem possibilidade de comprar casa, a Câmara Municipal tem que criar um verdadeiro Programa de Habitação Social e dar incentivos à fixação de famílias jovens. Um programa que seja acessível e beneficie um elevado número de habitantes do Concelho, e nas diversas freguesias, repito, e nas diversas freguesias do Concelho. Apoios que passem, nomeadamente, pela oferta de lotes, licenças camarárias e projectos de construção. Que libertem os jovens que se queiram fixar em Coruche dos impostos cobrados pela Câmara Municipal.

Apoios que passem, também, pelo estimulo e apoio no arrendamento.

Vamos fazer o que falta fazer pelo acesso à habitação.


*


Vamos fazer mais para diminuir os impostos municipais

A Câmara Municipal de Coruche tem obrigação, nos tempos que correm, de aliviar os munícipes da carga fiscal a que estão sujeitos, baixando os impostos e taxas municipais. Os impostos municipais (nomeadamente o IMI) revertem, única e exclusivamente, para a Câmara Municipal.

A Câmara Municipal de Coruche, o executivo socialista e a maioria socialista que o apoia na Assembleia Municipal, contra a vontade expressa do PSD local, tem vindo a aplicar aos seus munícipes as taxas mais elevadas legalmente possíveis, para poder ter dinheiro no banco (já vão em €4.000. 000,00 – quatro milhões de euros!) quando devia e tinha obrigação de aliviar todos os coruchenses desses impostos tão altos.

E já que cobra os impostos municipais mais elevados, não pode a Câmara Municipal ter depósitos de somas tão elevadas no banco, em vez de investir em equipamentos que ainda são necessários em todo o Concelho de Coruche e nas várias freguesias;

A Câmara Municipal de Coruche não pode estar a dar dinheiro ao Banco quando pode e deve redistribuir o valor que arrecada dos seus munícipes pelas várias Juntas de Freguesia, pelas Instituições e Associações Culturais, Desportivas, de Solidariedade Social, etc., do nosso Concelho.

Essas instituições têm um papel fundamental junto da população, lutam no dia-a-dia para o bem-estar de todos os coruchenses: crianças, jovens, idosos, doentes, mais carenciados…..merecem que o Município de Coruche lhes reconheça o devido valor, que as apoie, que as ajude. Isso sim é descentralizar poderes, é dar ferramentas para que outras entidades possam trabalhar junto e fazer mais pelas suas populações!

Mais do que promover Coruche para turistas, investindo em projectos duvidosos e esbanjando o dinheiro que é pago por todos nós através dos nossos impostos, sem qualquer retorno para Coruche e para as suas populações, Coruche tem que olhar para os Coruchenses, para os que amam a terra e que querem trabalhar por ela. Tem que olhar e fazer muito mais para que não fechem, todos os dias, lojas do nosso comércio local, tornando o centro da vila uma zona fantasma e elevando ainda mais o número do desemprego no Concelho.

Esta é terra onde temos as nossas raízes, as nossas famílias, onde queremos e gostamos de viver, trabalhar, ver os nossos filhos crescer, e acompanhar a velhice dos que nos são queridos, é aqui que queremos estar, e por esta terra que temos que lutar.


*

Vamos fazer mais pela educação dos nossos jovens

A Câmara Municipal de Coruche tem a capacidade, por isso tem a obrigação, de garantir o pagamento de manuais escolares a todas as crianças e jovens do Concelho de Coruche.

“Um povo sem educação e sem cultura é um povo alienado.” Povo alienado é um povo manipulável…não é isso que queremos para as nossas populações. Vamos apostar na educação e na cultura dos jovens do nosso Concelho!!! Eles serão o futuro de amanhã….

Não nos podemos dar por satisfeitos com a construção de Parques escolares, que serviram para encher os bolsos a alguns “amigos” do anterior Governo, e que, como alguém disse numa comissão de inquérito da Assembleia da República, “Foi uma Festa”. Estamos fartos dessas e de outras Festas, feitas com o dinheiro dos contribuintes, de todos nós, quando outras prioridades devem ser estabelecidas no Concelho de Coruche e nas suas freguesias.

A missão de educar e formar crianças e jovens obriga a fazer muito mais. Queremos mais cultura em Coruche: queremos teatro, cinema, música clássica, poesia, pintura, etc., etc….queremos muito mais e vamos trabalhar por isso.

Queremos e devemos restaurar a dignidade da Biblioteca Municipal;

Queremos e devemos, definitivamente, avançar com o projecto de um Centro Cultural em Coruche.

Queremos dar às nossas crianças e jovens ainda mais que campos de relvado sintéticos. Eles merecem muito mais, nós vamos fazer o que falta fazer por eles!


*


Vamos fazer mais na Acção Social

Ao contrário das últimas propostas do executivo socialista apresentadas na Assembleia Municipal, que visavam diminuir o número de famílias abrangidas pelos apoios sociais atribuídos pela Câmara, e cuja maioria socialista que a apoia o executivo socialista, sem qualquer espírito critico ou construtivo, se preparava para votar favoravelmente (não fosse o pedido de esclarecimento da bancada do PSD que levou a que a proposta fosse retirada), este equipe pretende estender os apoios sociais atribuídos pela Câmara Municipal a mais famílias, a mais beneficiários, a um maior número de habitantes. Vamos combater as desigualdades, e garantir que todos vivam em Coruche com dignidade.

Vamos dar à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Concelho de Coruche a dignidade que ela e os que protege merecem. Vamos encontrar uma solução para a CPCJ, que passa, nomeadamente, pelo seu funcionamento em novas instalações e com mais técnicos, para que desenvolva a sua actividade de forma a dar uma resposta rápida e eficaz às necessidades das nossas populações.


***


Estão aqui alguns dos que vão fazer parte desta equipe, pessoas capazes, trabalhadoras, que não precisam nem nunca precisaram da política para se afirmar pessoal e profissionalmente.

Uma equipa que tem vindo a fazer um levantamento junto das populações das diferentes freguesias para perceber, ainda melhor, quais as necessidades, as vontades e ambições de cada um. Vamos continuar a trabalhar junto da população do nosso Concelho.

Vamos continuar a ouvir o que têm para nos dizer também as Associações de Apoio Social, Associações Recreativas, Desportivas, Culturais, e os diversos agentes económicos do Concelho.

Contem com esta equipa, e outros que se juntarão a ela, e que junta pessoas do PSD, independentes, pessoas que se têm identificado com outros partidos, mas todos com o objectivo de trabalhar por Coruche, pelas suas freguesias, pelas suas populações, e fazer o que ainda não foi feito.

Por isso peço que se juntem a mim, o candidato à Assembleia Municipal de Coruche assim como todos os candidatos às Juntas de Freguesia do nosso Concelho.

Contem connosco para que, verdadeiramente próximos da população, possamos ir de encontro às necessidades e anseios de todos os coruchenses, fajardenses, errenses, santanenses, lamarosenses, branquenses, coucenses e biscainhenses.

Contem comigo, com o meu empenhamento e disponibilidade pessoal, que não podia deixar de agarrar este desafio pelo amor que tenho a Coruche e aos coruchenses.

Aproveito este momento para agradecer, mais uma vez, a presença de todos, agradecer a todos os que quiseram dar a cara por este projecto, e em especial o apoio incondicional que tenho tido da Comissão Politica de Secção do PSD.

O Francisco Gaspar que tem sido mais que um presidente de Concelhia, tem sido um companheiro sempre leal, disponível, empenhado, trabalhador, interessado verdadeiramente nos problemas de Coruche e dos Coruchenses que põe acima de quaisquer interesses pessoais.

Sempre a Concelhia do PSD primeiro, sempre os interesses de Coruche à frente.

Obrigada por teres confiado em mim, e parabéns pelo extraordinário trabalho que tens vindo a desenvolver pelo PSD em Coruche, muitas vezes com prejuízo da tua vida pessoal e familiar.

Também concentro em ti o agradecimento a todos os militantes e simpatizantes do PSD que têm manifestado o seu apoio das mais diversas formas, o que muito me orgulha e dá força para levar a bom porto este projecto.

Obrigada ao meu amigo Gonçalo Dias que aceitou o desafio de me acompanhar também nesta “caminhada”. Reconheço-lhe princípios, valores, capacidade de trabalho, de gestão, de liderança, de empenhamento e envolvimento em diversas áreas do nosso Concelho que fazem dele “O” candidato. Capaz de ir presidir, com competência e dignidade, a Assembleia Municipal de Coruche. Capaz de respeitar a oposição, ouvi-la, de criar consensos por Coruche e pelos Coruchenses.

Obrigada também aos mandatários desta candidatura:

Ao mandatário de lista: Dr. Carlos Ceia, médico reconhecido por todos no Concelho de Coruche, Coordenador da Unidade de Saúde Familiar do Vale do Sorraia, ex-autarca pelo nosso partido e com um desempenho politico exemplar. Um amigo que prezo;

À mandatária Financeira: Rita Baltazar, que dispensa qualquer tipo de apresentação porque é conhecida, também por todo o Concelho de Coruche, pelo seu envolvimento em causas sociais e pelo seu passado político ao serviço do PSD. É também uma honra que me dá ser sua amiga;

À mandatária das mulheres: Isabel Chaparro, mulher com M grande, com provas mais que dadas de trabalho, empenhamento, dedicação, em Coruche e por Coruche. Mulher ligada à acção social e à cultura que tanto prezamos. Mulher que, como a mesma diz, “gosta de pôr a mão na massa”. Vamos ao trabalho! É com especial orgulho que a tenho ao meu lado.

Aos mandatários da juventude: André Galamba, jovem com um talento que lhe permite estar hoje a jogar num dos maiores clubes de futebol nacionais, o que muito deve orgulhar e inspirar os outros jovens de Coruche: trabalhem, lutem, esforcem-se para conseguirem realizar os vossos sonhos e atingir os vossos objectivos.

À Verónica, uma miúda que é amiga do seu amigo, que gosta e vive intensamente as tradições coruchenses, que não vira a cara a um desafio. Que é fiel às suas origens sem perder a visão do futuro.
Obrigada ao meu marido que se disponibilizou para entregar e aplicar toda a sua experiência, criatividade e saber nesta campanha. Com o apoio dele tudo tem outro brilho, é um coruchense de que todos nos devemos orgulhar.

Obrigada ao meu pai….foi dele que herdei o “bichinho” da política, mas também a vontade de fazer mais e melhor, de trabalhar, de resolver problemas.

O meu pai seria um excelente candidato a qualquer lugar e a qualquer órgão autárquico. Mas só como um pai faz por uma filha, (e certamente porque acredita nas minhas capacidades para gerir a Câmara Municipal de Coruche), Assumiu, desde o momento em que soube da decisão da Comissão Politica de Secção do PSD de Coruche em avançar com o meu nome para estas eleições, que iria trabalhar, apoiar, ajudar no que fosse preciso. É o que tem feito. Trabalhado ao nosso lado, Prescindindo das “luzes da ribalta”…. Nem todos o conseguem fazer, nem todos têm humildade e capacidade para isso…

Às vezes dificilmente contém as “azias” de quem se entrega de corpo e alma às causas fica sujeito….. ainda assim, e por tudo isso, não podia deixar de fazer esta especial referência ao meu pai.

Obrigada à minha mãe, a minha referência como mulher, como mãe, o meu exemplo de integridade, honestidade, humildade, competência e profissionalismo. A minha base e o meu ponto de abrigo. A minha ajuda de todas e quaisquer horas.

Obrigada aos meus filhos, porque são eles que dão todo o sentido à minha vida, é também por eles, por um futuro melhor, que estou aqui hoje!


*


É por esta terra que vamos lutar! Pelos nossos filhos, pelos nossos pais, pelos nossos avós, pelos nossos amigos….Coruche merece, nós também! Está na hora de mudar! Nós somos a alternativa…

A CDU durante anos governou este Concelho e pouco ou nada fez, o Partido Socialista, ou melhor, um independente, vindo da CDU, e apoiado pelo Partido Socialista, fez obra (especialmente quando comparamos com o que nada tinha sido feito até então, e considerando ainda que algumas delas foram inauguradas muitos anos e alguns, muitos também, euros depois). Mas ainda falta muito para fazer no Concelho de Coruche e pelas nossas populações. Coruche precisa de uma nova e verdadeira liderança, que consiga “arrumar a casa” que consiga gerir “a sua própria casa”.

Estamos juntos, unidos, empenhados e fortes. Obrigada a todos!

Vamos trabalhar para fazer o que ainda não foi feito!

Conto convosco!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.