Caros(as) Companheiros(as),


O PSD de Coruche, elegeu no dia 21 de Dezembro de 2019, novos Órgãos Concelhios, mandatados pelos militantes para garantir uma oposição responsável, interventiva, vigilante e fiscalizadora, da actividade do executivo municipal e da maioria, atuando de forma abrangente e a trabalhar com TODOS os que gostam da nossa TERRA.

A Nossa prioridade é o Nosso Concelho, trabalhar para que jovens casais e as famílias se possam cá instalar, com pré-escolar para as nossas crianças, oferta dos livros e cadernos escolares e transporte escolar gratuito, garantindo empregos, habitação e o apoio do município, combatendo desta forma a desertificação e garantindo que os nossos idosos têm apoio das suas famílias.


Também as nossas Associações, Instituições e Colectividades, estão no topo das nossas prioridades, pelo importante trabalho que fazem de dinamização, por todo o Concelho, de actividades desportivas, recreativas e culturais, substituindo-se muitas vezes às responsabilidades do município e até do Estado.


A todos deixamos o desafio de acreditar na nossa terra! Todos devemos participar activamente nos assuntos que nos rodeiam, sejam da nossa Rua, da nossa Freguesia ou do Concelho. Nós acreditamos num Concelho com futuro, que nos inclui a todos, aos nossos filhos, aos nossos pais, aos nossos avós, aos nossos amigos e vizinhos.

Estamos Todos juntos pela Nossa Terra!


Francisco Gaspar

Presidente CPS/PSD de Coruche

domingo, 30 de dezembro de 2012

CONVITE - Jantar de Reis dia 5 de Janeiro de 2013, 20h00

A Comissão Politica do PSD de Coruche e a Comissão Politica da JSD de Coruche têm o prazer de convidar V. Ex., a estar presente no tradicional Jantar de Reis que se realizará no próximo dia 5 de Janeiro de 2013, pelas 20h00, no restaurante Ponte da Coroa, em Coruche.

Gostaríamos de contar com a presença de V. Ex., neste evento de União e Partilha entre os militantes, simpatizantes e amigos do PSD de Coruche, que desde já conta com a presença da Vice Presidente da Comissão Politica Nacional, Presidente da Comissão Politica Distrital e dos Deputados do PSD eleitos pelo Distrito de Santarém.

Desde já agradecemos a atenção prestada e a resposta de V. Ex. ao presente convite até ao dia 3 de Janeiro, resposta que teríamos todo o gosto que fosse positiva.

Com os maiores cumprimentos. Saudações Social Democratas,

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Coruche
A Comissão Politica Concelhia da JSD de Coruche

MENSAGEM DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DA CONCELHIA DO PSD DE CORUCHE

Com o aproximar do fim do ano, todos recordamos os acontecimentos que nos marcaram ao longo dos últimos 12 meses, aqui se incluindo as alegrias, as dificuldades e as mudanças que tivemos de fazer nas nossas rotinas e vivencias.

2012 foi um ano de forte impacto das medidas previstas no Memorando assinado pelos socialistas com a Troika, a situação de desperdício e de bancarrota em que o Pais foi deixado pelos socialistas, está a ser paga por todos os portugueses, enquanto os culpados continuam impunes e até a viver no estrangeiro (em Paris), à custa do esforço dos portugueses.

No nosso Concelho e apesar da saúde financeira do Município, a maioria socialista manteve ao longo do ano de 2012 uma política de cortes nos apoios sociais, no apoio e transferências para as Juntas de Freguesia, instituições, coletividades e associações e cortes no apoio a quem mais precisa e às famílias, cortes que já ultrapassam os 20% em dois anos.

Apesar dos cortes superiores a 20% nos apoios, transferências e subsídios na área social, foi mantida pelos socialistas a politica de impostos e taxas municipais pelos valores máximos, penalizando a população do Concelho e diminuindo o rendimento disponível das famílias, como aconteceu com a fixação das taxas de IMI para 2013, em que mais uma vez a maioria apostou na receita máxima, ao contrário da maioria dos municipios portugueses, esquecendo a população do Concelho e as suas necessidades e ignorando todos os apelos da população e do PSD de Coruche.

Contudo, ao mesmo tempo esta maioria aumentou o apoio aos bancos, com depósitos de milhões (milhões “tirados” à população do Concelho de Coruche com impostos e taxas municipais das mais elevadas), aumentou os gastos com festas e ações de propaganda, como se verificou ainda recentemente com a publicação daquilo a que chamam “Boletim Municipal” onde em 38 páginas pagas por todos nós são publicadas dezenas de fotografias dos líderes socialistas locais (é assim que são aplicados os impostos dos contribuintes em Coruche! É para isto que pagamos impostos! Uma vergonha!).

Em 2013 vamos reforçar o controlo sobre os gastos da maioria, vamos manter-nos vigilantes e não permitiremos que a maioria socialista desbarate os nossos impostos.

Em 11 anos a maioria socialista conduziu o Concelho para a desertificação e centralização, fechou as duas extensões do Centro de Saúde do Biscainho e da Lamarosa, fechou escolas, reduziu a população do Concelho em 6,5% (enquanto no Distrito a população nos Concelhos vizinhos aumentou), cortou os apoios às Juntas de Freguesia (atacando desta forma a autonomia do poder local e das nossas Freguesias), abandonou as Freguesias rurais, não construiu habitação social ou aplicou qualquer política de fixação de jovens e famílias no Concelho, apesar das sugestões e dos apelos permanentes do PSD, gastou mais em propaganda que em apoios sociais e bolsas de estudo.

Em 2013 teremos a oportunidade de inverter esta política da maioria socialista, temos de pensar nas pessoas, na população do Concelho e no seu desenvolvimento sustentável, chega desta política que apenas defende interesses, que esquece o Concelho as famílias e sobretudo o futuro de todos nós.

Queremos um Concelho para TODOS, onde se possa nascer, crescer e viver, onde os nossos jovens possam trabalhar quando acabam os estudos, onde se possa construir, comprar ou arrendar casa, pelo preço justo e/ou ajustado, onde os nossos idosos possam descansar e sentir-se apoiados nos momentos mais difíceis, onde se pode constituir família e planear o futuro.

Estamos a trabalhar para garantir o futuro dos nossos filhos, mas ao mesmo tempo a qualidade de vida dos nossos idosos, das crianças e dos jovens, das famílias e de todos os que querem trabalho, razão pela qual procuramos e contribuímos permanentemente para o debate e futuro do nosso Concelho.

O PSD de Coruche tudo fará para tornar esta vontade numa realidade, precisamos de TODOS e estamos com TODOS, neste desafio.

Que 2013 seja o ano da viragem, o ano de esperança, o início de um tempo melhor para todos nós, para as nossas Famílias e para o nosso Concelho.

Acreditamos no futuro do Concelho de Coruche com TODOS.

Por Coruche trabalhamos, e por isso reafirmamos “Por Coruche! Está na Hora de MUDAR!”.

Votos de Santas e Felizes Festas e um Bom Ano de 2013.

Saudações Social Democratas.

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

domingo, 23 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE DA CONCELHIA DO PSD DE CORUCHE

O Natal é por definição o momento nobre da partilha e do encontro, mas também o simbolo da esperança renovada.

Nesta quadra recordamos principios e renovamos os gestos de solidariedade.

Em nome da Comissão Politica Concelhia, gostaria de desejar a todos os militantes, simpatizantes e amigos do PSD de Coruche e população do Concelho, votos de festas felizes e que o Natal de 2012 seja o renovar da esperança, no futuro de Portugal e num futuro melhor para cada um de nós.

Votos de festas felizes junto da familia e de quem mais gostamos, um Feliz e Santo Natal para todos.

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A DEMAGOGIA E AS INVERDADES DA MAIORIA SOCIALISTA

A maioria socialista continua com as mentiras e a demagogia já habitual, referem continuamente a extinção de Freguesias, quando o que está em causa é uma fusão (será que preparam Lei nesse sentido - extinção?), não quiseram assumir o papel para o qual forma eleitos e entregaram os destinos do Concelho a uma Unidade Técnica.


1. Falam de desertificação, e em 11 anos de poder desertificaram o Concelho - os Concelhos vizinhos aumentam população, o nosso perde (-6.5%), com Freguesias a perder mais de 16% (Lamarosa).
2. Falam de ataque ao poder local e ano após ano têm cortado as transferências para as Juntas de Freguesia, que estão cada vez mais esvaziadas de funções e apoio do Município.
3. Falam de empobrecimento da população e têm ano após ano aumentado as receitas de impostos e taxas municipais, esquecendo por completo a população do Concelho e a falta de oportunidades para a qual têm contribuído.
4. Referem-se a interesses e ao mesmo tempo colocam as elevadas receitas de impostos e taxas municipais que cobram à população do Concelho no banco, apoiam esta instituição com o que "tiram" à população.
5. Falam de falta de visão e de decisões tomadas por quem não conhece o interior, mas isolam cada vez mais o Concelho, ao não construírem habitação social ou disponibilizarem loteamentos a preços controlados aos jovens e famílias.
6. Estão preocupados, mas cortam nos apoios sociais (redução significativa ano após ano nas transferências para as instituições, associações e coletividades) e nos apoios às famílias e a quem mais precisa; gastam menos com bolsas, apoio às famílias e apoios sociais, que com festas e propaganda.
7. …

Esta é a VERDADE sobre 11 anos de maioria socialista…

Posto isto, alguém acredita que esta maioria está preocupada com as Freguesias? Alguém acredita que esta maioria defende as Freguesias?

A preocupação da maioria são as próximas eleições e os resultados melhores ou piores que possam vir a ter (porque será?), basta recordar, que mais que defender as Freguesias, já referem a penalização a fazer aos outros Partidos (isto é ser sério? Esta é que é a preocupação que têm com o Concelho?).

O PSD de Coruche defenderá sempre o superior interesse da população do Concelho.
Os eleitos do PSD de Coruche defendem apenas os interesses da população que os elegeu, a população do Concelho.

O PSD aceitou fazer parte de um Grupo de Trabalho para defesa do nosso Concelho, a maioria socialista criou este Grupo de Trabalho para fazer politiquice e limpar a imagem de apatia (nada fizeram no último ano em defesa das nossas Freguesias e do nosso Concelho!) e promover a demagogia e a inverdade.

Por Coruche! Está na Hora de MUDAR!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PRONUNCIA SOBRE O PARECER DA UTRAT - Intervenção do PSD na Assembleia Municipal de 26 de Novembro

INTERVENÇÃO – Assembleia Municipal de 26 de Novembro de 2012


1. PRONÚNCIA À PROPOSTA DA UNIDADE TÉCNICA PARA A REORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO TERRITÓRIO NOS TERMOS DO N.º 3 DO ARTIGO 15.º DA LEI N.º 22/2012 DE 30 DE MAIO

Sr. Presidente
Srs. Deputados Municipais
Publico presente – a quem faço uma particular saudação

Tenho de dividir a minha intervenção em 3 partes, de forma a percebermos como chegámos a esta Assembleia e a esta necessidade de Pronúncia.


1º As intensões socialistas

a) Temos que começar a intervenção por referir, que apenas a demagogia e a permanente irresponsabilidade socialista nos conduziram até aqui, senão vejamos:
Em Maio de 2011 os socialistas comprometeram Portugal ao assinarem o Memorando de Entendimento com a Troika, onde referem a intensão socialista de “reorganizar e reduzir significativamente o número de tais entidades” leia-se municípios mais freguesias. Tarefa que iriam realizar em “Julho de 2012”.

b) Temos ainda de referir em complemento, que apenas a mentira e a permanente irresponsabilidade socialista nos conduziram até aqui, senão vejamos:
Em 2009 os socialistas comprometeram-se em programa no documento intitulado “Avançar Portugal 2009-2013”, na sua página 92: “a adoção de um novo regime legal de criação, fusão e extinção de autarquias locais.”.
Alguém conhece o tal regime legal que criaram?
Ganharam a eleições de 2009, mas o tal regime legal não foi criado, … , mais mentiras!

c) Mas a mentira e a irresponsabilidade socialista continua:
No documento “Defender Portugal 2011-2015: AS NOSSAS PRIORIDADES POLITICAS”, na página 42, refere-se:
“Outro domínio da maior importância é o da reforma da organização do Estado. Neste capítulo, o Governo do PS já tomou a iniciativa de lançar um amplo debate público sobre a reorganização do poder local, em particular ao nível das freguesias.”
Quem participou neste debate público?
Quais as propostas?
Que iniciativas aprovaram?
Qual o resultado desse “amplo debate público”?

d) Isto foi o que prometeram em pelo menos 3 documentos programáticos, isto é o que agora negam!


2º Mas a demagogia socialista continua

Pois quando se referem a um ataque da Lei às populações, o que podemos considerar quando fazem coisas como:
a) O fecho de escolas em todas as Freguesias;
b) O fecho das duas extensões do Centro de Saúde na Lamarosa e no Biscainho;
c) Os cortes nos apoios sociais;
d) Os cortes nas transferências para as instituições, coletividades e Freguesias;
e) A falta de políticas de fixação e de apoio às famílias que conduziu a uma perda de 6,5% da população em 10 anos;
f) A política de receitas máximas à custa dos impostos municipais e da desertificação do Concelho;
g) Entre outras …

Isto sim, é um grave ataque à população e ao desenvolvimento das Freguesias rurais e esta é a política socialista no Concelho de Coruche.
Isto sim é destruir a herança de Abril, isto sim é voltar ao antes do 25 de Abril, centralizar em Coruche e desertificar o Concelho e as Freguesias rurais.


3º A Posição do PSD de Coruche

A posição do PSD de Coruche sempre foi clara e assentou em 3 pilares que recordamos:
a) O empenho no esclarecimento da população do Concelho sobre este processo;
b) A defesa intransigente dos interesses das nossas Freguesias e do nosso Concelho;
c) Não deixar nas mãos de uma Unidade Técnica o futuro das nossas Freguesias, apenas porque a maioria eleita nos diferentes Órgãos autárquicos se demitiu dessa função e responsabilidade.

Esta foi e continua a ser a nossa posição.


Concluindo,

É fundamental referir que esta Proposta é de uma Unidade Técnica e não de Partidos, pelo menos do PSD, que como é do conhecimento de todos, nunca defendeu publicamente o fim das nossas Freguesias, pelo que, só por demagogia, por vontade de mentir e para enganar a população se pode fazer essa propaganda.

De referir ainda, que quando tivemos conhecimento da decisão da Unidade Técnica, telefonei aos Presidentes de Junta da Fajarda e da Erra, expressando a solidariedade do PSD de Coruche para com a população das duas Freguesias, solidariedade que expressámos também em Comunicado.

O PSD de Coruche defenderá sempre o superior interesse da população do Concelho de Coruche e defenderá sempre as soluções mais justas para responder às necessidades da população no Concelho e de cada uma das Freguesias, repudiamos quem por tacticismo político, muda constantemente de posição e se demite das suas responsabilidades, pois assim pretendem apenas defender interesses pessoais instalados, independentemente de prejudicarem o Concelho e a sua população.

Os eleitos do PSD só devem lealdade a quem os elegeu!

Recordamos que o PSD é o Partido do poder local por definição, como sabem, o PSD tem mais:
- Câmaras Municipais
- Juntas de Freguesia
- Presidentes de Câmara
- Presidentes de Junta de Freguesia
- Eleitos nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Municipais, Juntas de Freguesias e Assembleias de Freguesia
Atendendo a isto, só por maldade ou demagogia, se pode falar de um ataque do PSD ao poder local.


Coruche, 26 de Novembro de 2012

O Grupo Municipal do Partido Social Democrata

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

APELO - PSD de Coruche apela à maioria socialista para que tenha solidariedade social e reduza a taxa variável de IRS para 2,5%

Exmo. Sr. Presidente
Câmara Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 26 de Novembro de 2012

ASSUNTO: MUITO URGENTE – Fixação da taxa variável de IRS em 2,5%

Tendo em conta o movimento nacional iniciado pelos Municípios portugueses que pretende aliviar a carga fiscal das famílias, utilizando a autonomia do poder local conferida pela Lei, o PSD de Coruche apela a V. Ex., que siga este espirito de solidariedade dos Municípios portugueses e aceda ao apelo do PSD de Coruche para baixar a taxa variável de IRS, fixando a taxa em 2,5% para o Município de Coruche, contribuindo desta forma para aumentar o rendimento disponível das nossas famílias e de quem mais precisa.

Apesar de lamentarmos a insensibilidade social da maioria socialista, que abdicando da autonomia do poder local conferida pela Lei, manteve a politica de receita máxima quando aprovou as taxas de IMI, apesar dos apelos do PSD de Coruche, penalizando as nossas famílias e quem mais dificuldades tem, para aumentar os depósitos bancários que apenas beneficiam os bancos, continuamos disponíveis para apoiar medidas que contribuam para a melhoria das condições de vida das nossas populações.

Recordamos que nos últimos 3 anos a maioria socialista tem aplicado cortes sucessivos nas transferências para as instituições, coletividades, apoio social e Freguesias, ao mesmo tempo que aumenta as despesas com publicidade, propaganda e festas e o apoio aos bancos onde prefere colocar o dinheiro proveniente da receita de impostos municipais, que tem vindo sempre a aumentar.

Apelamos à necessidade de existir sensibilidade social por parte da maioria socialista.

Apelamos à maioria socialista que siga o exemplo da maioria dos municípios portugueses, na redução das taxas e impostos municipais.

Apelamos ao uso da autonomia do poder local conferida pela Lei na fixação dos impostos municipais, baixando os mesmos e aumentado dessa forma o rendimento das nossas famílias.

Apelamos a quem tem o poder no Concelho de Coruche que pense na nossa população.

Como tal, esperamos que V. Ex. e o executivo socialista, sejam sensíveis ao apelo das famílias e de quem mais precisa, abdiquem da politica da receita máxima e de cortes às instituições e no apoio social e optem por aumentar o rendimento disponível da população do nosso Concelho, fixando a taxa variável do IRS em 2,5% e libertando os restantes 2,5% como rendimento disponível das famílias e de quem mais precisa.

Acima de tudo têm de estar os superiores interesses da população do Concelho de Coruche, por isto lutamos e por isto lutaremos, razão pela qual como começamos terminamos, o PSD de Coruche apela a V. Ex. e à maioria que governa o nosso Concelho, que sejam solidários com a nossa população.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)

PSD de Coruche pede esclarecimentos sobre redistribuição de Pelouros no Executivo Municipal

Exmo. Sr. Presidente
Câmara Municipal de Coruche
Praça da Liberdade
2100 – 121 Coruche

Coruche, 26 de Novembro de 2012

ASSUNTO: MUITO URGENTE – Possível redistribuição de Pelouros (?)

Tem sido vinculado, que se verificou uma redistribuição de pelouros entre os Vereadores da maioria, como não tem o PSD de Coruche conhecimento oficial dessa situação, gostaríamos que V. Ex. nos pudesse prestar com caracter urgente, as seguintes informações:
1. Verificou-se recentemente alguma redistribuição de pelouros entre os Vereadores da maioria?
2. Quem é atualmente o Vereador titular do pelouro dos Bombeiros?
3. O Vereador com o pelouro dos Bombeiros é o mesmo desde o início do atual mandato?
4. Pretende V. Ex. proceder a alguma alteração na distribuição/delegação de pelouros pelos Vereadores da maioria a curto prazo? E até ao fim do mandato?

Sendo esta uma informação importante, gostaríamos que V. Ex. pudesse responder às questões agora colocadas, com a maior brevidade possível.

Desde já agradecendo a atenção prestada, com os maiores cumprimentos.

O Presidente da Comissão Política Concelhia
(Francisco Gomes Gaspar)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CONVOCATÓRIA - Assembleia de Secção (dia 1 de Dezembro, pelas 17h30)

CONVOCATÓRIA

Reunião da Assembleia de Secção

De acordo com os Estatutos e os Regulamentos Nacionais do PSD – Partido Social Democrata, convoco os Militantes da Secção de Coruche, para reunião da Assembleia de Secção, no Sábado, dia 01 de Dezembro de 2012, pelas 17h30, na Sede Concelhia, sita na Rua Direita, nº20, em Coruche, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apresentação, discussão e votação do Orçamento para 2013;

2. Análise e discussão da situação política atual – Nacional e Local.


Coruche, 9 de Novembro de 2012


O Presidente da Mesa da Assembleia de Secção
Vitoriano Filipe Rosado

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

COMUNICADO - Tomada de Posição sobre as declarações do executivo socialista para justificar o aumento dos impostos municipais

O PSD de Coruche analisou as declarações do executivo socialista de Coruche, que tentou justificar o aumento de impostos municipais no Concelho de Coruche para o ano de 2013, com argumentos falaciosos, senão vejamos:
1. Repudiamos o argumento que o aumento de impostos municipais seja para garantir a manutenção de políticas sociais, pois o Município tem milhões de euros no banco que podem ser distribuídos em apoios sociais, pelas famílias e pelas várias entidades que prestam apoio social.
2. Recordamos que nos últimos 3 anos o executivo socialista cortou em mais de 20% os apoios sociais, bem como os apoios às instituições, coletividades e Juntas de Freguesia, apesar da receita de impostos aumentar todos os anos.
3. Denunciamos o aumento crescente de despesas com ações de propaganda, festas e festarolas, ações que nada têm a ver com política social e que em nada contribuem para a redistribuição da riqueza, como referem.
4. Apoiamos a decisão da maioria dos Municípios portugueses que estão a optar por baixar as taxas de IMI, para apoiar quem mais precisa.

Apesar da decisão da maioria socialista na Câmara e Assembleia Municipal, de aumentar as receitas de IMI em 2013, decisão reveladora de grande insensibilidade social e que vai prejudicar quem mais necessidades tem, o PSD de Coruche que votou contra estes impostos máximos, lança os seguintes apelos:
1. Apelamos à maioria socialista que recue nesta medida errada de impostos máximos, revelando dessa forma alguma sensibilidade social e preocupação com o bem-estar da população do Concelho.
2. Apelamos ao executivo socialista que aprove uma redução da taxa variável de IRS para o Concelho de Coruche, devolvendo parte deste imposto a quem trabalha, medida que irá permitir aumentar o rendimento disponível das famílias, em 2013.

No Concelho de Coruche não precisamos que o Município tenha dinheiro no banco, precisamos é que o dinheiro esteja disponível para as famílias.

Por Coruche! Está na Hora de MUDAR!

Coruche, 12 de Novembro de 2012
A Comissão Política Concelhia

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COMUNICADO - Tomada de Posição do PSD de Coruche sobre a fusão de Freguesias no Concelho de Coruche

O PSD de Coruche, tendo tomado conhecimento da proposta da Comissão Técnica criada pela Assembleia da República de fundir as Freguesias de Fajarda e da Erra na Freguesia de Coruche, e considerando que sempre estivemos com a população na defesa dos seus interesses, assume a seguinte tomada de posição:

1. O PSD de Coruche lamenta que, por ausência de uma proposta dos Órgãos Municipais eleitos pela população do Concelho, nomeadamente da Assembleia Municipal, dominada pela maioria socialista, a população veja agora os seus direitos e interesses sujeitos a uma decisão de uma Comissão Técnica, que desconhece a realidade da população do Concelho e das suas Freguesias.
2. O PSD de Coruche reitera o compromisso de defender sempre os superiores interesses e necessidades da população do Concelho de Coruche, e não deixar que sejam outros a decidir quando nós o podemos fazer.
3. O PSD de Coruche expressa a sua solidariedade e estará sempre ao lado da população da Freguesia da Fajarda e da Erra.
4. O PSD de Coruche já manifestou, telefonicamente, a sua solidariedade junto dos Presidentes de Junta de Freguesia da Fajarda e da Erra, enquanto representantes da população nessas freguesias.

O PSD de Coruche defenderá sempre o superior interesse da população do Concelho de Coruche e defenderá sempre as soluções mais justas para responder às necessidades da população no Concelho e de cada uma das Freguesias.

Por Coruche! Está na Hora de MUDAR!

Coruche, 09 de Novembro de 2012
A Comissão Política Concelhia

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

COMUNICADO - Tomada de Posição do PSD de Coruche sobre o aumento dos impostos municipais

O executivo da Câmara Municipal de Coruche, bem como a maioria que o apoia na Assembleia Municipal de Coruche, eleitos pelo partido socialista, muito criticam o Governo pelas medidas de austeridade impostas (que visam pagar o aumento, em dobro, da dívida externa contraída pelo anterior Governo, precisamente o Governo do PS que apoiaram durante 6 anos, e o mesmo que negociou e assinou o Acordo com a Troika), bem como criticam o controlo, ao nível do poder central, da gestão levada a cabo pelas autarquias, reclamando mais autonomia para as entidades de poder local.
No entanto, ao arrepio do que exigem do poder central, e não usando da autonomia que têm para baixar impostos municipais, em Coruche, quer o executivo quer a maioria absoluta socialista que o apoia na Assembleia Municipal, defendem a manutenção de taxas e impostos municipais pelo máximo que lhes é permitido.
Ou seja, numa altura em que muitos municípios, por todo o país, baixam os impostos aos seus munícipes, para os ajudar e apoiar, a Câmara Municipal de Coruche, que tem 2.500.000€ (DOIS MILHÕES E QUINHENTOS MIL EUROS) no Banco (em vez de os aplicar no maior desenvolvimento de todas as freguesias e/ou os redistribuir pelas associações e coletividades sociais, culturais, desportivas, etc, do nosso Concelho), e os eleitos socialistas na Assembleia Municipal, propõem e votam favoravelmente a proposta para que os cidadãos do Concelho de Coruche continuem a pagar, PELO MÁXIMO, os impostos cuja taxa a aplicar depende de decisão do poder local.
Esta é a coerência dos eleitos socialistas em Coruche! Criticar, mas quando podem alterar alguma coisa, para aliviar a carga tributária dos cidadãos no Concelho de Coruche, não o fazem! Muito pelo contrário …

Vamos ver o que farão os mesmos eleitos socialistas no que toca à taxa variável do IRS … será que vão pensar nos interesses de todos os Coruchenses, aliviando-os de carga fiscal, ou em engordar, ainda mais (sabe-se lá com que objetivos … será para fazer obras neste ano que se aproxima, à beira de eleições?) os depósitos que têm a prazo?
A posição do PSD de Coruche é idêntica à da grande maioria do Municípios portugueses, baixar os impostos municipais para neste momento difícil apoiar as famílias e quem mais dificuldades tem.
Em relação à taxa variável do IRS, desde já assumimos publicamente que defendemos a devolução de parte da taxa variável do IRS de 5%, aumentando desta forma o rendimento disponível da população do Concelho.
Aos socialistas de Coruche, que têm maioria na Câmara e Assembleia Municipal, fica o desafio de pensarem no Concelho, terem sensibilidade social e serem solidários com quem mais precisa, baixando a taxa variável do IRS para a população do Concelho de Coruche.
Por Coruche! Está na Hora de MUDAR!

Coruche, 25 de Outubro de 2012
A Comissão Politica Concelhia

terça-feira, 24 de julho de 2012

ASSEMBLEIA DE MILITANTES - Dia 27 de Julho de 2012 (21h00)

CONVOCATÓRIA

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA DA SECÇÃO


Ao abrigo dos Estatutos e Regulamentos Nacionais do PSD - Partido Social Democrata, convoco os Militantes da Secção de Coruche, para reunirem na Sexta-Feira, dia 27 de Julho de 2012, pelas 21H0O, na Sede Concelhia, sita na Rua Direita, nº 20, em Coruche, com a seguinte:


ORDEM DE TRABALHOS
Ponto Único - Análise e discussão da situação política atual.


Coruche, 2 de Julho de 2012

O Presidente da Mesa da Assembleia de Secção,
(Vitoriano Filipe Nunes Rosado)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

INICIATIVAS E AÇÕES DA CONCELHIA DO PSD DE CORUCHE

A Concelhia do PSD de Coruche pretende continuar a dar a conhecer aos militantes e simpatizantes as suas iniciativas e ações em que participa, desta forma publicamos mais um conjunto de inciativas desenvolvidas e de ações onde participámos nos últimos meses.

01.05
Visita do Sra. Presidente da Comissão Politica Distrital aos Sabores do Touro Bravo, onde jantou com a Concelhia.
20.05
Reunião da Comissão Politica Concelhia na Sede, em Coruche.
23.05
Reunião da Comissão Politica Distrital Alargada em Ferreira do Zêzere. O Presidente da Concelhia esteve presente nesta reunião, acompanhado pelo Vice-Presidente, Sérgio Nunes.
26.05
Visita dos Deputados Vasco Cunha, Nuno Serra e Isilda Aguincha à FICOR. Os Deputados eleitos pelo Distrito de Santarém almoçaram no recinto da Feira com a Concelhia do PSD de Coruche.
16.06
"Conversas sobre Mulheres" no Museu Municipal, numa organização conjunta do PSD de Coruche e do MSD Santarém, Movimento que é Coordenado pela militante de Coruche, Liliana Pinto.
22.06
Reunião da Assembleia Municipal de Coruche, no Auditório do Museu Municipal.
06.07
Reunião da Comissão Politica Concelhia na Sede em Coruche.
09.07
Reunião da Assembleia Distrital do PSD no Cartaxo, onde estiveram presentes os seguintes Delegados de Coruche:
Delegado Efetivo - Vera Faria
Inerente CPS - Sérgio Nunes
Inerente AM - Francisco Gaspar
Inerente MSD/Santarém - Liliana Pinto
Delegado CPR/JSD - Doroteia Serrão
São ainda Delegados de Coruche:
Delegado CPD/TSD - Fátima Bento
Delegado CPD/TSD - José Maria Bento
27.07
Reunião da Assembleia de Militantes do PSD de Coruche, na Sede Concelhia.

O PSD de Coruche continuará a informar das atividades mais relevantes.

A Comissão Politica Concelhia

quinta-feira, 26 de abril de 2012

AÇÕES E INICIATIVAS DA CONCELHIA DO PSD DE CORUCHE

A Concelhia do PSD de Coruche de forma a dar a conhecer as suas iniciativas e ações, pretende começar a publicar periodicamente as mesmas, nesse sentido desde já publicamos as ações e iniciativas da 2ª quinzena de Abril:
27 de Abril
Participação na inauguração das Tasquinhas do Touro Bravo, que vão decorrer na Praça de Touros de Coruche de 27 de Abril a 1 de Maio.
25 de Abril 
Participação nas cerimónias oficiais do 25 de Abril na Praça da Liberdade.
Participação na cerimónia de entrega dos prémios Francisco Vicente Faria, no auditório do Museu Municipal de Coruche.
Participação na inauguração do novo Quartel dos Bombeiros de Coruche.
21 de Abril
Almoço com o Secretário Geral da CPR/JSD e com a futura estrutura concelhia da JSD em Coruche.
20 de Abril
Reunião da Comissão Politica de Secção, no auditório da Junta de Freguesia da Fajarda.
17 de Abril
Acompanhamento da visita do Secretário de Estado da Solidariedade Social, Marco António Costa, ao Concelho de Coruche.
Participação no lançamento das novas instalações do CRIC.
Visita às obras do Lar de São José da Lamarosa e almoço no Centro de Dia.
16 de Abril
Participação e intervenção na Assembleia Distrital do PSD no Entroncamento.
13 de Abril
Participação e intervenção na sessão da Assembleia Municipal de Coruche no auditório do Museu Municipal de Coruche.
12 de Abril
Participação na reunião dos ASD, onde estiveram presentes, o Sr. Ministro Miguel Relvas e o Sr. Secretário de Estado Paulo Julio, em Lisboa no hotel Sana.

Podem também os militantes, simpatizantes e amigos do PSD de Coruche, acompanhar todas as ações e iniciativas no facebook do PSD de Coruche.

A Comissão Politica Concelhia



sábado, 31 de março de 2012

TOMADA DE POSSE DOS MEMBROS DOS ÓRGÃOS CONCELHIOS DO PSD - MANDATO 2012/2013




















Os Órgãos Concelhios do PSD de Coruche, para o Mandato 2012/2013, foram eleitos no dia 3 de Março de 2012, com 100% dos votos dos militantes. No dia 10 de Março decorreu a Tomada de Posse, tendo estado presentes os Membros da Comissão Politica Distrital, com particular destaque para a sua Presidente, Isaura Morais e os dois Vice-Presidentes, Ramiro Matos e Carina João Oliveira (na foto).


Saudações Social Democratas,


A Comissão Politica Concelhia

quarta-feira, 21 de março de 2012

COMUNICADO - Tomada de Posição sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica

O PSD de Coruche reunido no dia 18 de Março, no Edifício da Junta de Freguesia do Biscainho, de forma a contribuir para o debate sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, deliberou tomar posição pública sobre a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, de forma a clarificar o que está em causa nesta Reforma e informar a população do Concelho de Coruche em Comunicado.

Sobre este processo o PSD de Coruche defende de forma clara:
1. As Autarquias, os Autarcas e os Partidos Políticos, têm a obrigação de contribuir para o esclarecimento da população do Concelho de Coruche sobre a Reforma Administrativa, estando particularmente empenhado o PSD de Coruche nesta Ação;
2. O PSD de Coruche defenderá sempre o superior interesse da população do Concelho e defenderá as soluções que respondam às necessidades da população no Concelho e em cada uma das Freguesias;
3. Não permitiremos que qualquer Comissão Técnica criada pela Assembleia da Republica se substitua aos Órgãos Municipais eleitos pela população do Concelho de Coruche, na tomada de qualquer decisão sobre o futuro do Concelho de Coruche e das suas Freguesias.

Importa também informar a população do Concelho de Coruche, que os socialistas que agora na oposição são contra a Reforma Administrativa, desde 2009 que defendem a redução “significativa” do número de autarquias, senão vejamos:

1. No Programa de Governo socialista de 2009, apresentado aos portugueses por Sócrates e apoiado pelos socialistas de Coruche, na página 92 podemos ler:
“As novas escalas de intervenção local, a nível regional, intermunicipal e de freguesia, justificam igualmente a adopção de um novo regime legal de criação, fusão e extinção de autarquias locais.”
Acreditamos que da leitura desta passagem do Programa de Governo socialista apresentado aos portugueses em 2009, portanto há 3 anos, a intenção dos socialistas era clara “adopção de um novo regime legal de criação, fusão e extinção de autarquias locais”.

2. No Programa de Governo socialista de 2011, apresentado aos portugueses por Sócrates e apoiado pelos socialistas de Coruche, na página 41 podemos ler:
“Outro domínio da maior importância é o da reforma da organização do Estado. Neste capítulo, o Governo do PS já tomou a iniciativa de lançar um amplo debate público sobre a reorganização do poder local, em particular ao nível das freguesias.”
Os socialistas de Coruche referem agora que falta discutir a Reforma Administrativa, quando ainda há um ano no Programa de Governo por si defendido, referiam:
“o Governo do PS já tomou a iniciativa de lançar um amplo debate público sobre a reorganização do poder local, em particular ao nível das freguesias.”.

3. No Memorando de Entendimento assinado entre o Governo socialista e a Troika, na sua página 20, podemos ler:
"3.43. Reorganizar a administração do governo local.
Existem atualmente cerca de 308 municípios e 4.259 freguesias. Em Julho de 2012, o governo vai desenvolver um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número de tais entidades. O Governo vai implementar esse plano com base em acordo com o pessoal da CE e do FMI. Estas mudanças, que entrarão em vigor no início do próximo ciclo eleitoral local, vão melhorar o serviço, aumentar a eficiência e reduzir custos."
Pensamos que a leitura do Ponto 3.43, do Memorando, tira qualquer dúvida sobre o compromisso dos socialistas em "reduzir significativamente o número de tais entidades" porque segundo os socialistas iria "melhorar o serviço, aumentar a eficiência e reduzir custos" e que para os socialista “Estas mudanças, que entrarão em vigor no início do próximo ciclo eleitoral local”, logo nas eleições autárquicas de 2013.

Estes são os compromissos dos socialistas de Coruche, os compromissos que até há 8 meses consideravam ser o melhor para Portugal, pois sempre apoiaram Sócrates e até o receberam em Coruche, apoiando estas medidas por si identificadas, assumidas e comprometidas, pelo que mais uma vez o PSD de Coruche reafirma a importância de dizer a VERDADE e informar a população por mais que isso seja difícil para os socialistas de Coruche.

O PSD de Coruche está com a população de Coruche neste processo, para informar, dizer a VERDADE, ouvir e receber a colaboração de todos sobre este processo de Reforma Administrativa, o que faremos em todas as Freguesias do Concelho de Coruche.

Pela VERDADE! Pelo Concelho de Coruche!

Está na Hora de MUDAR no Concelho de Coruche!

Coruche, 18 de Março de 2012
A Comissão Política Concelhia

terça-feira, 20 de março de 2012

XXXIV CONGRESSO NACIONAL - Representantes da Concelhia do Coruche

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de Março, decorrerá o XXXIV Congresso Nacional do PSD em Lisboa, sendo os representantes da Concelhia de Coruche os seguintes:
Delegado - Francisco Gomes Gaspar
Observadora - Liliana Santos Pinto
Observador - Sérgio Lourenço Nunes

Coruche, 18 de Março de 2012

A Comissão Politica Concelhia

segunda-feira, 12 de março de 2012

REFORMA ADMINISTRATIVA

Caros Companheiros e Caras Companheiras,

O PSD de Coruche pretende lançar um debate no Concelho de Coruche sobre a Proposta de Reforma Administrativa, que conduz à redução de duas Freguesias no Concelho de Coruche.

O nosso compromisso é para com a população do Concelho de Coruche e serão os superiores interesses do Concelho que vamos defender.

Recordamos que a necessidade de fazer uma Reforma Administrativa, foi identificada e acordada entre a Troika e o Governo socialista, que assinaram um Memorando de Entendimento que previa a necessidade de fazer uma Reforma Administrativa do País, que passaria pela redução de Autarquias.

Memorando de Entendimento assinado entre o Governo socialista e a Troika, página 20:
"3.43. Reorganizar a administração do governo local.
Existem actualmente cerca de 308 municípios e 4.259 freguesias. Em Julho de 2012, o governo vai desenvolver um plano de consolidação para reorganizar e reduzir significativamente o número de tais entidades. O Governo vai implementar esse plano com base em acordo com o pessoal da CE e do FMI. Estas mudanças, que entrarão em vigor no início do próximo ciclo eleitoral local, vão melhorar o serviço, aumentar a eficiência e reduzir custos."

O PSD assumiu a responsabilidade de conduzir os destinos do País, à apenas 9 meses, tendo herdado um País na bancarrota, sem credibilidade externa e onde os dirigentes socialistas não pretendiam cumprir com os compromissos, mantendo Portugal debaixo da alçada e controlo de entidades externas.

Este Governo está a cumprir com os compromissos externos de Portugal, assinados pelos socialistas, de forma a recuperar a soberania nacional e desta forma recuperar rapidamente o pleno governo do País, sem ingerências externas.

Também no Concelho de Coruche teremos que ser melhores que os socialistas, que apoiaram José Sócrates e o seu Programa de Governo, que previa a extinção de Autarquias, mas agora negam o que apoiaram, fogem da discussão e da VERDADE.

Tem que ser a população do Concelho de Coruche a tomar decisões sobre o nosso futuro coletivo e não uma possível Comissão a ser criada pela Assembleia da Republica.

Atendendo ao referido anteriormente, lançamos o desafio a toda a população do Concelho para que nos faça chegar a opinião e dúvidas sobre este processo, via:
1. Facebook
2. Email: psd-coruche@sapo.pt
3. Carta: PSD, Rua Direita, nº20, 2100-167 Coruche
Com comentários por exemplo sobre:
1. Que Freguesias extinguir/agregar
2. ...

Não podemos deixar o nosso futuro na mão de outros!!! Vamos todos contribuir para o nosso futuro ...

Está na Hora de MUDAR no Concelho de Coruche!

Por Portugal! Por Coruche!

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

sexta-feira, 2 de março de 2012

LISTAS CANDIDATAS A DELEGADO DO PSD DE CORUCHE AO XXXIV CONGRESSO NACIONAL DO PSD - Eleições dia 3 de Março (17h00 - 23h00)

Decorreu ontem dia 1 de Março, entre as 21h30 e as 24h00, a entrega de Listas Candidatas a Delegado do PSD de Coruche ao XXXIV Congresso Nacional do PSD, tendo sido entregue ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, Professor Augusto Penas, apenas uma lista, que no ato eleitoral será denominada de Lista A.

Informamos os militantes do PSD de Coruche, que a Lista A, tem a seguinte composição:
Delegado – Francisco Artur Gomes Gaspar
Suplente – Liliana Sofia Neves Ferreira dos Santos Pinto
Suplente – Sérgio Miguel Lourenço Nunes

O ato eleitoral decorrerá no dia 3 de Março, entre as 17h00 e as 23h00, na Sede Concelhia do PSD de Coruche, Rua Direita nº20, em Coruche.

A participação de todos os militantes neste ato eleitoral é importante e permitirá o reforço da democracia interna do Partido.

Saudações Sociais Democratas,

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Comissão Politica de Secção

quinta-feira, 1 de março de 2012

LISTAS CANDIDATAS A DELEGADOS DO PSD DE CORUCHE À ASSEMBLEIA DISTRITAL DO PSD - Eleições dia 3 de Março (17h00 - 23h00)

Decorreu ontem dia 29 de Fevereiro, entre as 21h30 e as 24h00, a entrega de Listas Candidatas a Delegados do PSD de Coruche à Assembleia Distrital do PSD de Santarém, tendo sido entregue ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, Professor Augusto Penas, apenas uma lista, que no ato eleitoral será denominada de Lista A.

Informamos os militantes do PSD de Coruche, que a Lista A, tem a seguinte composição:
Delegado – Liliana Sofia Neves Ferreira dos Santos Pinto
Suplente – Sérgio Miguel Lourenço Nunes
Suplente – Vera Sofia dos Santos Faria

O ato eleitoral decorrerá no dia 3 de Março, entre as 17h00 e as 23h00, na Sede Concelhia do PSD de Coruche, Rua Direita nº20, em Coruche.

A participação de todos os militantes neste ato eleitoral é importante e permitirá o reforço da democracia interna do Partido.

Saudações Sociais Democratas,

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Comissão Politica de Secção

LISTAS CANDIDATAS AOS ÓRGÃOS CONCELHIOS DO PSD DE CORUCHE - Eleições dia 3 de Março (17h - 23h)

Decorreu ontem dia 29 de Fevereiro, entre as 21h30 e as 24h00, a entrega de Listas Candidatas aos Órgãos Concelhios do PSD de Coruche, tendo sido entregue ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, Professor Augusto Penas, apenas uma lista concorrente à Mesa da Assembleia de Secção e apenas uma lista concorrente à Comissão Politica de Secção, que no ato eleitoral serão denominadas de Lista A.

Informamos os militantes do PSD de Coruche, que a Lista A concorrente à MESA DA ASSEMBLEIA DE SECÇÃO, tem a seguinte composição:
Presidente – Vitoriano Filipe Nunes Rosado
Vice-Presidente – Rita Baltazar Paulo
Secretária – Fernanda Correia Vale Potier Dias

Informamos os militantes do PSD de Coruche, que a Lista A concorrente à COMISSÃO POLITICA DE SECÇÃO, tem a seguinte composição:
Presidente – Francisco Artur Gomes Gaspar
Vice-Presidente – Liliana Sofia Neves Ferreira dos Santos Pinto
Vice-Presidente – Sérgio Miguel Lourenço Nunes
Tesoureira – Vera Sofia dos Santos Faria
Vogal/Secretária – Ana Maria Ferreira Vicente
Vogal – Gonçalo de Alarcão Potier Brás Dias
Vogal – Elisabete Rosa Esgueira de Oliveira
Vogal – Doroteia Maria Serrão Pirralho
Vogal – Manuel Jacinto Gomes
Vogal – Paula Cristina Costa Teodósio Parreira
Suplente – Maria Rita Paulo Pirralho
Suplente – Carlos Manuel das Neves Carrilho

O ato eleitoral decorrerá no dia 3 de Março, entre as 17h00 e as 23h00, na Sede Concelhia do PSD de Coruche, Rua Direita nº20, em Coruche.

A participação de todos os militantes neste ato eleitoral é importante e permitirá o reforço da democracia interna do Partido.

Saudações Sociais Democratas,

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Comissão Politica de Secção

sábado, 4 de fevereiro de 2012

URGENTE - INFORMAÇÃO AOS MILITANTES (Eleições dia 3 de Março)

Caros Companheiros e Caras Companheiras,

No próximo dia 3 de Março, entre as 17h00 e as 23h00, na Sede Concelhia do PSD de Coruche, vão decorrer 8 atos eleitorais, para os diferentes Órgãos Nacionais, Distritais e Concelhios do PSD:
1. Eleição Direta do Presidente da Comissão Politica Nacional
2. Eleição dos Delegados ao XXXIV Congresso Nacional do PSD
3. Eleição da Mesa da Assembleia Distrital
4. Eleição da Comissão Politica Distrital Permanente
5. Eleição do Conselho de Jurisdição Distrital
6. Eleição dos Delegados à Assembleia Distrital
7. Eleição da Mesa da Assembleia de Secção
8. Eleição da Comissão Politica de Secção

De acordo com os Estatutos do PSD e o Sr. Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, a entrega de listas concorrentes aos atos eleitorais referidos, ocorrerá nos seguintes dias e periodos:
» Dia 29 de Fevereiro, entre as 21h30 e as 24h00, entrega de listas concorrentes aos pontos 6., 7. e 8..
» Dia 1 de Março, entre as 21h30 e as 24h00, entrega de listas concorrentes ao ponto 2..

Têm capacidade eleitoral (para eleger e ser eleitos) os militantes com quotas pagas até ao dia 20 de Fevereiro de 2012. Quem pretender votar ou ser eleito, terá de ter as quotas em dia.

Informamos ainda, que no dia 3 decorrerá ainda Assembleia de Secção, a partir das 15h30, para apresentação das contas de 2011 e discussão da situação politica.

As convocatórias referidas, foram já publicadas no Povo Livre e vão ser afixadas na Sede Concelhia.

Alguma questão sobre estes atos eleitorais ou outros assuntos, disponham.

Saudações Sociais Democratas,

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD

domingo, 29 de janeiro de 2012

COMUNICADO - Projeto de Resolução do PSD “Relançamento da cultura da Beterraba Sacarina em Portugal”

O PSD de Coruche congratula-se pelo empenho dos Deputados do PSD na apresentação de um Projeto de Resolução, que vai permitir a retoma da produção e transformação da beterraba sacarina.

A aprovação deste Projeto de Resolução apresentado pelos Deputados do PSD, vai permitir impulsionar a produção de beterraba, dinamizando desta forma a produção agrícola ao mesmo tempo que dinamiza a agro-indústria no Concelho de Coruche, nomeadamente a DAI, indústria de transformação.

Recordamos, que sendo a DAI um importante empregador no Concelho de Coruche, a sua abertura ocorreu durante o Governo do PSD, do Professor Cavaco Silva, tendo perdido a vertente de transformação da beterraba sacarina em 2006, na vigência do Governo socialista, com a consequente perda de postos de trabalho.

Com este Projeto de Resolução apresentado pelos Deputados do PSD, a DAI irá criar postos de trabalho importantes para o Concelho, ao mesmo tempo que permite a Portugal aumentar a sua independência nesta área, podendo desta forma reduzir-se as importações de açúcar e aumentar as exportações.

Está na Hora de MUDAR no Concelho de Coruche!

Coruche, 27 de Janeiro de 2012
A Comissão Política Concelhia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NOTA DE IMPRENSA - Encerramento da Empresa Tegael

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Coruche, atenta à situação da empresa Tegael, maior empregador do Concelho de Coruche, emite a seguinte nota de imprensa.


NOTA DE IMPRENSA


Foi com preocupação e apreensão que o PSD de Coruche tomou conhecimento do anunciado encerramento da Empresa Tegael, maior empregador do Concelho de Coruche e que atualmente tem 400 funcionários, na sua maioria do Concelho.

O impacto social desta decisão para o Concelho de Coruche é neste momento imprevisível, mas naturalmente representará mais desemprego e precariedade.

O PSD de Coruche manifesta a sua solidariedade para com os funcionários da Tegael neste momento de dificuldade, afirmamos o nosso empenho na viabilização da atividade da empresa e nomeadamente na manutenção de postos de trabalho.

À Câmara Municipal de Coruche, nomeadamente ao seu Executivo, fazemos o apelo para que quebre com a política de afastamento do apoio social que sempre tem seguido e crie um Gabinete de Apoio aos funcionários da Tegael, que vivem um momento de incertezas, Gabinete esse onde possa ser feito o levantamento das dificuldades de cada família e se procurem soluções.

O PSD de Coruche tudo fará pelo Concelho de Coruche e pela sua população e neste caso tudo faremos para que os funcionários da Tegael garantam os seus postos de trabalho.

Estamos em contactos e disponíveis para sobre este problema, colaborar com todos os que estejam igualmente empenhados.

A quem tem capacidade de decisão sobre este processo, fazemos um apelo, para que pense nas centenas de pessoas que vão ficar sem os seus postos de trabalho, bem como nas suas famílias que vão sentir o desemprego em casa.

Coruche, 16 de Janeiro de 2012
A Comissão Politica Concelhia

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

JANTAR DE REIS DO PSD DE CORUCHE - Intervenção da Vice Presidente da Comissão Politica Nacional e Deputada, Nilza de Sena

Vivemos um momento histórico no contexto nacional e internacional, sentimos todos os dias que esta crise tem uma enorme gravidade. Cada um de nós conhece alguém que passa dificuldades e provações e é difícil não nos compadecermos com quem sofre.

Portugal vive um momento muito dramático que o contexto internacional agrava e a estagnação económica agudiza. A economia portuguesa perdeu competitividade na última década, ao mesmo tempo que a dívida pública disparou e o défice assumiu valores incomportáveis.

Mas o contexto de crise internacional não chega para explicar para explicar tudo isto. Ou seja, não chegámos aqui por acaso.
Após um período de quase meio século em que a economia nacional foi a segunda que mais cresceu no espaço europeu, a nossa economia estagnou, registando o pior desempenho das últimas décadas.
As razões que nos conduziram até aqui são conhecidas e têm sido debatidas.

Mais uma vez o PSD foi chamado à grande responsabilidade de governar o País em circunstâncias particularmente dramáticas. O que actual Governo encontrou não foi aquilo que o Partido Socialista prometeu; e o que o actual governo descobriu, não foi o país que o anterior governo propagandeou durante 6 anos.

Este governo tem por isso o desafio mais importante e urgente da nossa democracia. Além das necessidades prementes e comuns com que regularmente tem que contar, este governo tem que responder às instituições internacionais que nos emprestam dinheiro, tem que devolver ao país a credibilidade para sossegar os mercados e as agências de rating e tem que dotar o país da competitividade que não tem e de encontrar políticas de impulso do crescimento económico.

Não podemos passar de um experimentalismo errante, para uma passividade amorfa. E se falar de austeridade é ser realista, falar de crescimento é uma ambição imprescindível e irrecusável!

Os dados da economia portuguesa mostram que quando a nossa dívida pública é superior a 90% do PIB o crescimento económico é inferior a 0,5% ao ano. E é exactamente isso que se tem passado nos últimos anos. Não podemos continuar a cambalear e a cair, a cambalear e a cair e a assobiar para o lado quando somos chamados a fazer diferente!

Perdemos regalias mesmo quando estas eram escassas, perdemos qualidade de vida, pagamos mais impostos, mas não podemos querer mudar em pleno século XXI insistindo em soluções do século XX. Não podemos falar e pensar só no passado. Precisamos de olhar para a frente e para dentro, com coragem e perseverança, confiando no nosso governo porque não é levianamente que se tomam medidas duras…

Vivemos também uma crise de confiança generalizada, as instituições europeias desconfiam de nós, os mercados e agências de rating desconfiam de nós, nós desconfiamos do Estado, atiramos pedras aos nossos políticos e quase temos medo da nossa sombra…

Não se salva um país com medo, não se quebra este ciclo de insucesso a atirar pedras ao nosso governo, não teremos um futuro melhor sem compromisso, não teremos credibilidade sem aceitar os sacrifícios, mas também não seremos nada se não nos ajudarmos uns aos outros.

Disse-vos há pouco que o nosso Governo tinha o mais importante e urgente desafio da nossa democracia, deixem-me enfatizar que não é só o governo, somos todos nós!

E se para as coisas fáceis pode ser qualquer um, para as coisas difíceis só pode ser o PSD, porque só ele consegue…!”

Nilza Mouzinho de Sena
Vice Presidente da Comissão Politica Nacional do PSD

JANTAR DE REIS DO PSD DE CORUCHE - Intervenção do Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

JANTAR DE REIS DO PSD DE CORUCHE (06.01.2011) - Intervenção do Presidente da Concelhia

Sra. Vice-presidente da Comissão Politica Nacional e Deputada, Nilza de Sena;
Sr. Presidente da Comissão Politica Distrital e Deputado, Vasco Cunha;
Sr. Presidente da Comissão Politica Nacional da JSD e Deputado, Duarte Marques;

Companheiros e Amigos,

Em boa hora a Comissão Politica Concelhia decidiu marcar este Jantar de Reis, que se pretende seja de convivo e partilha.

Obrigado por terem aceite o convite...

No momento em que 2012 se inicia, e antes de perspetivar o novo ano é importante também fazer o balanço de 2011, ano que marcou definitivamente o nosso futuro coletivo enquanto portugueses.

2011 ficou marcado pelo descalabro financeiro a que os seis anos de Governo socialista conduziram o País, o estado de bancarrota iminente obrigaram o novo Governo dentro do quadro do acordo assinado pelos socialistas com a Troika a medidas que sendo difíceis, são necessárias para ultrapassar os problemas criados pelos socialistas.

Também no Concelho de Coruche, o ano de 2011 fica marcado pelo debate em torno dos elevados gastos do executivo socialista com propaganda, descontrolo das despesas supérfluas e dos custos das obras municipais e cortes sucessivos nos apoios sociais, ao mesmo tempo que aumentam as receitas provenientes de taxas e impostos municipais, que o executivo socialista faz questão de cobrar às taxas máximas, penalizando a população.

Recordo apenas, que frutos destas políticas municipais socialistas, o Concelho de Coruche nos últimos 10 anos perde mais população, fica com a população mais envelhecida e aumenta exponencialmente o desemprego, isto quando comparamos com a média do Distrito.

Em 2012, todos teremos de ser mais rigorosos, os portugueses fruto do acordo assinado com a troika pelo Governo socialista, vão continuar a sentir as medidas de austeridade e controlo da divida, pelo que o rigor e a solidariedade têm mais que nunca ser uma realidade.

No Concelho de Coruche vamos manter-nos atentos à forma como o dinheiro público é gasto, não vamos tolerar desperdícios nem caprichos socialistas, como o que se verificou quando se gastaram 200,000€ num transporte ferroviário de passageiros que servia 13 pessoas ou 150,000€ em propaganda.

Os apoios sociais não podem ser prejudicados por se gastar em devaneios ou propaganda socialista, e isto é para nós ponto de honra, não vamos tolerar que as obras municipais continuem a não cumprir com os prazos definidos, prejudicando desta forma a população ou que o executivo socialista continue a desinvestir e empobrecer as freguesias rurais.

2012, é o ano do rigor, mas tem de ser também o ano da esperança, seja num futuro melhor, seja num Concelho desenvolvido e com oportunidades para todos tal como terá que acontecer com o País.

Ao fim de quase dois anos de mandato dos atuais Órgãos Concelhios do PSD de Coruche, posso afirmar que existe no Concelho de Coruche uma oposição credível e atenta, questionámos permanentemente o executivo municipal e outras 31 entidades, sempre que se tratou de defender o Concelho;
Enviámos 135 ofícios e intervimos publicamente por comunicado, 53 vezes.
Desafiámos os socialistas de Coruche para debate, mas até ao momento fugiram, pois preferem monólogos na comunicação social a discutir com verdade os problemas do Concelho e o futuro, continuam a fugir à discussão e à verdade.

Estamos a trabalhar para garantir o futuro dos nossos filhos, mas ao mesmo tempo a qualidade de vida dos nossos idosos, das crianças e dos jovens, das famílias e de todos os que querem trabalho, razão pela qual procuramos e contribuímos permanentemente para o debate sobre a construção do futuro do nosso Concelho.

Nós acreditamos num Concelho de Coruche para TODOS, fruto de um desenvolvimento sustentado.

Ainda uma palavra especial para a JSD, que agora ressurge, confiamos na vossa vontade e sobretudo no vosso espirito, representam o futuro do nosso Partido e sobretudo do nosso Concelho, FORÇA!

Por Coruche trabalhamos, e por isso reafirmamos que “está na Hora de MUDAR no Concelho de Coruche!” Como no País, está na hora de mudar de politicas no Concelho de Coruche!

Que o ano de 2012 represente a viragem!!!

Para terminar referir ainda 2 coisas:
1º Agradecer o apoio incondicional e a amizade que a CP Distrital nos tem dedicado, bem como os restantes Órgãos do Partido, prova é a presença hoje de 3 Deputados e Amigos;
2º Informar ainda, que no próximo dia 3 de Março, vão decorrer eleições diretas para o Líder Nacional, eleição dos Delegados ao Congresso e eleição dos Órgãos Concelhios do PSD, na Sede Concelhia entre as 17h00 e as 23h00.

Saudações Sociais Democratas

Um feliz ano de 2012.

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD de Coruche

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

MENSAGEM DE ANO NOVO DO PRESIDENTE DA CONCELHIA DO PSD DE CORUCHE

No momento em que 2012 se inicia, e antes de perspectivar o novo ano é importante também fazer o balanço de 2011, ano que marcou definitivamente o nosso futuro.

Politicamente 2011 começou com eleições Presidenciais, ganhas pelo Professor Anibal Cavaco Silva, a que se seguiram eleições Legislativas em Junho, ganhas pelo PSD, concretizando-se desta forma o sonho do Dr. Francisco Sá Carneiro, Uma Maioria, Um Governo, Um Presidente.

Contudo, o ano fica marcado pelo descalabro financeiro a que os seis anos de Governo socialista conduziram o País, o estado de bancarrota iminente obrigaram o novo Governo dentro do quadro do acordo assinado pelos socialistas com a Troika a medidas que sendo difíceis, são necessárias para ultrapassar os problemas criados pelos socialistas.

Também no Concelho de Coruche, o ano de 2011 fica marcado pelo debate em torno dos elevados gastos do executivo socialista com publicidade/propaganda, descontrolo das despesas e nas obras municipais e cortes sucessivos nos apoios sociais ao mesmo tempo que aumentam as receitas provenientes de taxas e impostos municipais, que o executivo socialista faz questão de cobrar às taxas máximas, penalizando a população.

Em 2012, todos teremos de ser mais rigorosos, os portugueses fruto do acordo assinado com a troika pelo Governo socialista, vão continuar a sentir as medidas de austeridade e controlo da divida, pelo que o rigor e a solidariedade têm mais que nunca ser uma realidade.

No Concelho de Coruche vamos manter-nos atentos à forma como o dinheiro público é gasto, não vamos tolerar desperdícios nem caprichos socialistas, como o que se verificou quando se gastaram 200,000€ num transporte ferroviário de passageiros que servia 13 pessoas.

Os apoios sociais não podem ser prejudicados por se gastar em devaneios ou propaganda socialista, e isto é para nós ponto de honra, não vamos tolerar que as obras municipais continuem a não cumprir com os prazos definidos, prejudicando desta forma a população ou que o executivo socialista continue a desinvestir e empobrecer as freguesias rurais.

2012, é o ano do rigor, mas tem de ser também o ano da esperança, seja num futuro melhor, seja num Concelho desenvolvido e com oportunidades para todos.

Ao fim de quase dois anos de mandato dos actuais Órgãos Concelhios do PSD de Coruche, posso afirmar que existe no Concelho de Coruche uma oposição credível e atenta, questionámos permanentemente o executivo municipal e desafiámos os socialistas de Coruche para debate, mas até ao momento fugiram, pois preferem monólogos na comunicação social a discutir com verdade os problemas do Concelho e o futuro, continuam a fugir à discussão e à verdade.

Estamos a trabalhar para garantir o futuro dos nossos filhos, mas ao mesmo tempo a qualidade de vida dos nossos idosos, das crianças e dos jovens, das familias e de todos os que querem trabalho, razão pela qual procuramos e contribuímos permanentemente para o debate e futuro do nosso Concelho.

Nós acreditamos no futuro do Concelho de Coruche para TODOS, fruto de um desenvolvimento sustentado.

Por Coruche trabalhamos, e por isso reafirmamos que “está na Hora de MUDAR no Concelho de Coruche!”

Votos de um Feliz Ano de 2012.

Saudações Sociais Democratas.

Francisco Gomes Gaspar
Presidente da Concelhia do PSD de Coruche